PSDB exclui 92 filiados da lista de eleitores das prévias presidenciais e complica projeto político de Dória

 
A decisão do PSDB de deixar de fora das prévias partidárias, marcada para 21 de novembro, 92 prefeitos e vice-prefeitos aliados de João Dória Júnior comprometem os planos do governador de São Paulo de ser o candidato da legenda à Presidência da República em 2022.

Os excluídos são acusados por apoiadores do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, de fraudar a data das novas filiações. De acordo com as regras do partido, podem votar apenas os que se filiaram até 31 de maio.

Em nota, a Executiva Nacional do PSDB esclarece que “a Comissão [das Prévias] entendeu que todos os 92 nomes não estão aptos a participar do Colégio Eleitoral das Prévias e devem ser excluídos automaticamente da lista de eleitores, tanto para votar nas urnas do TRE-DF, quanto no aplicativo”.

A direção do partido informa que “destes, 44 filiados enviaram esclarecimentos ao Diretório Nacional apresentando declarações e fichas de filiação que não se prestam para fins de comprovação regular da filiação até o dia 31/05/2021, por ser conhecida como prova unilateral”.

“Os demais 48 filiados, mesmo formalmente intimados a comprovar a sua filiação, não o fizeram, o que demonstra desinteresse em comprovar as datas de suas filiações”, completa a nota, assinada pelo senador José Aníbal (SP), coordenador da Comissão das Prévias.

 
Dória, que tenta vender ao eleitorado a imagem de democrata, não aceita ser contrariado e age de forma nada republicana para alcançar seus objetivos. O governador paulista tenta repetir agora a estratégia que o levou a ser o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, em 2016, quando “atropelou” tudo e todos, mesmo sendo “cristão novo” na legenda. À época, Dória contou com o apoio do então governador Geraldo Alckmin, que, como antecipou o UCHO.INFO, acabou se arrependendo.

Caso seja derrotado nas prévias, João Dória terá um complexo problema pela frente. Afinal, ele lançou o vice-governador Rodrigo Garcia como candidato à sua sucessão. Garcia, que atualmente é o governador de fato e estava filiado ao Democratas, migrou para o PSDB com a promessa de que concorreria pelo partido ao Palácio dos Bandeirantes.

Sem ter como negar a Rodrigo Garcia o que foi prometido, Dória terá como opção concorrer ao Senado, mas nesse caso suas chances são minúsculas. Isso porque o apresentador José Luiz Datena, que se filiou ao PSD, será o candidato ao Senado na chapa de Geraldo Alckmin, que disputará o direito de governar São Paulo pela quarta vez. Considerando que em 2022 apenas uma vaga de senador será renovada, João Dória precisa rever os planos.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.