Joe Biden irrita China e Rússia com Cúpula pela Democracia

 
Os governos da Rússia e da China expressaram irritação, nesta quarta-feira (24), com a convocação, pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de uma cúpula virtual pela democracia que não tem os dois países entre os convidados. Para o evento, agendado para os dias 9 e 10 de dezembro, foram convidados chefes de governo e de Estado de cerca de 110 nações, incluindo o Brasil.

O Kremlin acusou os Estados Unidos de tentarem traçar novas linhas divisórias entre os países com a cúpula. “Certamente temos uma atitude negativa em relação a esse evento. Não é nada mais do que uma tentativa de traçar novas linhas divisórias”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em sua entrevista coletiva diária por telefone.

Peskov lembrou que, no início dos anos 1990, Moscou e Washington lutaram para “reduzir e eliminar essas linhas divisórias”.

“Agora, infelizmente, os Estados Unidos preferem criar uma nova linha divisória e dividir os países em bons e maus, de acordo com seus critérios”, frisou.

Ele acusou os Estados Unidos de tentarem “privatizar a palavra ‘democracia’“, acrescentando que, para Washington, democracia é apenas o que se encaixa em seu entendimento. “É claro que este não deve e não pode ser o caso”, sublinhou o porta-voz do presidente russo, acrescentando que a abordagem americana não corresponde aos sentimentos e estados de espírito do mundo, uma vez que “cada vez mais países preferem decidir por si próprios como viver”.

A Cúpula pela Democracia de dezembro será a primeira de duas sobre o tema a serem realizadas por Biden com o objetivo declarado de alcançar a “renovação democrática” por meio da defesa contra o autoritarismo, do combate à corrupção e do respeito aos direitos humanos.

Convite a Taiwan desagrada a Pequim

Já Pequim expressou sua “firme oposição” ao convite de Biden a Taiwan. O porta-voz do Ministério do Exterior chinês, Zhao Lijian, disse a repórteres que Taiwan é “uma parte inalienável do território chinês”.

O gigante asiático considera Taiwan uma de suas províncias, embora não controle a ilha de 23 milhões de habitantes.

 
Taiwan agradeceu a Biden pelo convite, afirmando que este lhe permite mostrar suas credenciais democráticas internacionalmente. “Com esta cúpula, Taiwan pode compartilhar sua história de sucesso democrático”, disse o porta-voz da presidência taiwanesa Xavier Chang em comunicado.

Governada democraticamente e reivindicada pela China, a ilha de Taiwan é o foco de grandes tensões entre Washington e Pequim.

Turquia e Hungria fora da lista

Muitos dos participantes desta cúpula virtual são aliados de Washington. Eles incluem Iraque, Índia e Paquistão, de acordo com a lista divulgada terça-feira pelo Departamento de Estado dos EUA.

A Turquia, aliada de Washington na Otan, não aparece entre os países participantes.

A maioria dos países latino-americanos está entre os convidados, com exceção de Cuba, Nicarágua, Venezuela e Bolívia. Ainda não há confirmação pelo governo brasileiro sobre a eventual participação do presidente Jair Bolsonaro.

Biden parece ter deixado claro desde sua chegada à Casa Branca, em janeiro passado, que sua política externa se baseia na oposição entre democracias e “autocracias”, que incluem, segundo ele, a China e a Rússia, entre outras.

Do Oriente Médio, apenas Israel e Iraque foram convidados para o encontro online organizado por Biden a ser realizado em 9 e 10 de dezembro. Aliados árabes tradicionais dos Estados Unidos, como Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Qatar ou Emirados Árabes Unidos, ficaram de fora.

Na Europa, a Polônia está representada, apesar de tensões recorrentes com Bruxelas sobre o respeito ao Estado de direito. Já a Hungria, liderada pelo controverso primeiro-ministro Viktor Orbán, não está na lista.

Na África, estão entre os convidados a República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul, Nigéria e Níger. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.