Bolsonaro aciona o botão do negacionismo após descoberta de nova variante do coronavírus

 
O presidente Jair Bolsonaro retomou o discurso negacionista diante do anúncio de que uma nova variante do coronavírus com maior poder de contaminação foi identificada na África do Sul, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) e emitir um sinal de alerta.

Bolsonaro defendeu nesta sexta-feira (26) a adoção de “medidas racionais” para conter a chegada da Ômicron, nova cepa do vírus SARS-CoV-2. A exemplo do que fez durante toda a pandemia, o presidente a adoção de novo lockdown ou fechamento de fronteiras.

O chefe do Executivo federal afirmou ter analisado a situação com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), almirante Antônio Barra Torres, e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), e discutiu eventuais medidas a serem adotadas pelo País.

“O Brasil não aguenta mais um lockdown. Conversei com o almirante Barra Torres, com o Ciro da Casa Civil discutindo Argentina. Quem vem da Argentina de carro para cá, sem problemas. Quem vier de avião tem que ficar quatro dias em quarentena. Vamos tomar medidas racionais”, afirmou, como se a disseminação do coronavírus ocorresse apenas pelos ares.

 
Matérias relacionadas
. Covid-19: África do Sul identifica nova variante do coronavírus
. Ômicron: nova cepa do coronavírus é classificada pela OMS como “variante de preocupação”

Diferentemente do que afirmou Bolsonaro, o Brasil não adotou lockdown em momento algum, cabendo aos governos estaduais e municipais imporem medidas restritivas para enfrentar a pandemia.

Caso o lockdown tivesse sido adotado em todo o País, por certo o número de mortos por Covid-19, que passa de 614 mil, seria sensivelmente menor.

Nesta sexta-feira (26), a Anvisa sugeriu a proibição de entrada no País de pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, em pelo menos seis países africanos – África do Sul, Botsuana, Suazilândia (Eswatini), Lesoto, Namíbia e Zimbábue –, mas o negacionista descartou tal medida. Ao contrário do que sugeriu Bolsonaro, a Argentina não consta da sugestão da agência.

A proposta da Anvisa tem por objetivo evitar que a variante Ômicron se espalhe rapidamente pelo Brasil.

O jornal britânico Financial Times publicou um gráfico que compara a velocidade de contaminação das variantes Beta, Delta e Ômicron. A nova cepa do coronavírus identificada na África do Sul tem um poder de contaminação assustador (confira abaixo).

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.