Comissão de Educação do Senado declara Lupicínio Rodrigues e Pixinguinha patronos da MPB

 
A Comissão de Educação do Senado (CE) aprovou nesta quinta-feira (25) o projeto de lei (PL) nº 2.151/2019, que declara os compositores Lupicínio Rodrigues (1914-1974) e Pixinguinha (1897-1973) patronos da música popular brasileira (MPB).

De autoria do senador Lasier Martins (Podemos-RS), o projeto teve parecer favorável do relator Paulo Paim (PT-RS), com emenda. O texto inicial previa a concessão do título apenas a Lupicínio Rodrigues, mas o relator acatou sugestão do senador Carlos Portinho (PL-RJ) para incluir Pixinguinha na merecida homenagem. Caso não haja recurso para votação em Plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Para o senador Lasier Martins, a obra poético-musical de Lupicínio Rodrigues faz parte da memória artística e afetiva de várias gerações de brasileiros

Nascido em Porto Alegre, Lupicínio Rodrigues é autor de clássicos da música popular brasileira, como “Nervos de aço”, “Nunca” e “Esses moços, pobres moços”. Lupicínio também é autor do hino oficial do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube que luta para sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O hino gremista tocou pela primeira vez em 16 de agosto de 1953, no antigo Estádio da Baixada.

 
“São, sobretudo, sambas-canções, sem exclusão de outros gêneros de nosso cancioneiro, que traduzem inquietação existencial, que tem como traço decisivo a perplexidade e o inconformismo diante dos desencontros amorosos. É um dos compositores mais originais da nossa música popular. Além das inúmeras qualidades do seu trabalho, foi o criador da expressão “dor-de-cotovelo”, que passou a designar um estilo de canção que trata das desventuras amorosas. Um tema no qual Lupicínio foi um criador imbatível”, comentou Paim.

Ao apresentar a emenda, Carlos Portinho justificou que Pixinguinha contribuiu para que o choro encontrasse uma forma definitiva na consolidação da música popular brasileira.

Nascido no Rio de Janeiro, Alfredo da Rocha Vianna Filho foi maestro, flautista, compositor e arranjador. É autor de sucessos como “Carinhoso”, “Rosa” e “Lamentos”. “A importância do músico é tamanha, que em 23 de abril de cada ano comemora-se o Dia Nacional do Choro, data escolhida porque acreditava-se ser a de nascimento de Pixinguinha”, justificou Portinho. (Com Agência Senado)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.