PIB recua 0,1% no terceiro trimestre e Brasil entra em recessão técnica; Guedes diz que recuo foi pontual

 
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encolheu 0,1% no terceiro semestre deste ano em relação aos três meses anteriores, divulgou nesta quinta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se do segundo recuo consecutivo do PIB, após a economia ter retrocedido 0,4% no segundo trimestre, o que significa que o País entrou em recessão técnica, pela definição de economistas (dois semestres seguidos de queda). O resultado do segundo trimestre, antes estimado em -0,1%, foi revisado para baixo.

Em comparação com o mesmo período de 2020, no entanto, a maior economia da América Latina avançou 4% no terceiro trimestre deste ano. No acumulado de 12 meses até setembro, houve expansão de 3,9% frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

A retração no terceiro trimestre foi puxada por um encolhimento de 8% na atividade agropecuária. A indústria se manteve estável, enquanto os serviços cresceram 1,1%, e o consumo das famílias teve leve alta de 0,9%.

O resultado do PIB é compatível com projeções tanto do governo quanto de economistas de que, apesar da estagnação econômica atual, o Brasil encerrará 2021 com um crescimento de cerca de 4,8% após ter sofrido uma retração histórica de 4,1% em 2020 em consequência da crise gerada pela pandemia de covid-19.

 
Após uma recuperação iniciada no terceiro trimestre de 2020, quando o PIB avançou 7,8% na comparação com o período anterior, o ritmo da economia voltou a diminuir a partir de abril deste ano. Nos primeiros três meses de 2021, ainda havia sido registrada uma leve expansão, de 1,3%.

Apresentado aos eleitores, em 2018, como “Posto Ipiranga”, em alusão ao mote da campanha publicitária da conhecida rede de postos de combustíveis, o ministro Paulo Guedes ainda não conseguiu fazer jus à alcunha. O titular da economia vem, desde então, usando declarações falsas e metáforas absurdas para justificar o fracasso da política econômica do governo Bolsonaro.

Diante do anúncio do IBGE, Guedes disse que o recuo do PIB foi localizado. Para o ministro, o evento decorre do impacto da crise hídrica na agricultura e na indústria. Diferentemente do que afirma Paulo Guedes, a economia brasileira parou, cenário percebido pelos brasileiros no dia a dia.

Por outro lado, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, sob o comando de Adolfo Sachsida, alegou em nota que “mais importante que o número” é a “qualidade” do crescimento. A SPE pode justificar como quiser o resultado do PIB, mas o desafio maior é convencer a população acerca de uma crise que só piora.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.