Uma das criadoras da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 afirmou nesta segunda-feira (6) que uma futura pandemia poderá ser mais letal do que a atual e que são necessários mais recursos para a pesquisa científica.
“Esta não será a última vez que um vírus ameaça nossas vidas e meios de subsistência”, declarou a cientista Sarah Gilbert, da Universidade de Oxford, durante evento gravado e transmitido pela emissora BBC.
“A verdade é que a próxima será pior, poderá ser mais contagiosa ou mais letal, ou ambas as coisas”, acrescentou, segundo trechos do discurso já tornados públicos.
A cientista da Universidade de Oxford insistiu que o conhecimento adquirido na atual crise do Covid-19 deve ser usado para a preparação de uma eventual futura crise.
Em relação à variante ômicron, Gilbert destacou que, devido às suas mutações, o vírus parece transmitir-se mais facilmente e admitiu ser possível que as vacinas sejam menos eficazes para prevenir infecções, mas insistiu que isso não significa que sejam menos eficazes para reduzir doenças graves ou morte.
“Até que saibamos mais, devemos ser cautelosos e tomar medidas para desacelerar a disseminação dessa nova variante”, disse. (Com agências internacionais)
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.