Anvisa já exige comprovante de vacinação nas fronteiras e aeroportos

 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a exigir nesta segunda-feira (13) a apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19, ou passaporte da vacina, às pessoas que chegarem ao Brasil através de qualquer posto de fronteira, especialmente os aeroportos.

A decisão foi tomada para assegurar o cumprimento da liminar emitida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou ao governo federal o bloqueio da entrada no país de pessoas não vacinadas.

No último sábado (11), Barroso determinou a obrigatoriedade de comprovação de vacinação. Logo em seguida, a ministra Rosa Weber enviou a decisão para ser votada em plenário virtual, onde foi aprovada.

Até o fechamento desta matéria, o governo federal ainda não havia publicado a portaria que estabelecerá as regras para a cobrança dos comprovantes junto aos viajantes de outros países que chegam ao Brasil.

A Anvisa informou que, por não haver prazo de adequação, a cobrança deverá ser feita de modo pontual “para os casos em que o viajante possa ser prejudicado pela mudança de regras entre o período de seu embarque e de sua chegada ao Brasil”.

Vários países exigem a apresentação de comprovante de vacinação para os viajantes. Isso ocorre até em países onde a vacinação não é considerada obrigatória.

Revés para Bolsonaro

O governo do presidente Jair Bolsonaro, o negacionista de plantão, vinha resistindo à adoção de qualquer tipo de “passaporte vacinal” para permitir a entrada no País.

Em vez de adotar uma obrigatoriedade exclusiva do passaporte de vacinação, o governo Bolsonaro tentou emplacar como alternativa uma quarentena de meros cinco dias para viajantes que ingressassem no país sem comprovante de vacinação, mas tal medida foi encarada pela comunidade científica como pouco séria, já que seria difícil fiscalizar milhares de pessoas que teriam que ficar em isolamento.

 
Matéria relacionada
. Sabujo de plantão, Queiroga diz que “às vezes é melhor perder a vida do que perder a liberdade”

Em sua decisão, o ministro Barroso também manifestou que apenas a adoção de uma quarentena voluntária poderia criar uma “situação de absoluto descontrole e de consequente ineficácia da norma”.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o governo vem adotando políticas negacionistas, minimizando a gravidade do vírus, promovendo tratamentos ineficazes, desestimulando medidas de distanciamento e apostando na “imunidade de rebanho” por infeção.

O presidente Jair Bolsonaro tem desestimulado a vacinação, afirmando que a contaminação pelo vírus é a melhor forma de imunidade. Ele também vem afirmando que não se vacinou contra a Covid-19 – e o único chefe de Estado do G20 que diz não ter tomado algum imunizante.

Recentemente, o governo voltou suas atenções para o combate à apresentação de atestado de vacinação contra a Covid-19 para o ingresso de viajantes no país – indo na contramão de dezenas de países que instituíram tal exigência sem maiores problemas.

“Melhor perder a vida do que perder a liberdade”

Há dias, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em clara demonstração de lealdade ao presidente da República, chegou a repetir um chavão de Bolsonaro ao se manifestar contra a obrigatoriedade do passaporte: “Melhor perder a vida do que perder a liberdade”.

A frase de Queiroga gerou repúdio na comunidade científica, ao mesmo tempo em que a atitude do governo chegou a levantar o temor de que o Brasil pudesse entrar em uma espécie de rota de turismo para céticos da vacina.

Bolsonaro também se irritou nesta semana com a pressão da Anvisa para a adoção do passaporte. “De novo, porra? De novo vai começar esse negócio?”, disse o presidente na terça-feira – no mesmo dia, ele voltou a defender tratamentos ineficazes contra a Covid-19.

Na quinta-feira, após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), defender a adoção de um passaporte sanitário em seu estado em resposta a inação do governo federal, Bolsonaro fez um ataque grosseiro contra o tucano.

“Já um governador aqui da região Sudeste quer fazer o contrário e ameaça: ‘ninguém vai entrar no meu Estado’. Teu Estado é o cacete porra!”. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.