Covid-19: Alemanha deve endurecer restrições após o Natal

 
A Alemanha deve introduzir novas restrições após o Natal para tentar conter a disseminação da variante ômicron do novo coronavírus. A decisão deve ser aprovada na terça-feira (21) em reunião do chanceler Olaf Scholz e os governadores dos 16 estados alemãs. De acordo com o projeto a ser aprovado, as novas regras devem entrar em vigor em 28 de dezembro.

O governo alemão deve limitar as reuniões públicas, em ambientes fechados e abertos, a 10 pessoas, mesmo para vacinados e recuperados. Crianças com 14 anos ou menos estão isentas das regras.

Caso uma pessoa não vacinada participe de um encontro, as restrições se tornam mais rígidas, com membros de uma família limitados a se reunir com no máximo duas pessoas que vivam em outra casa. Clubes também devem fechar temporariamente.

Eventos com capacidade reduzida

O número de pessoas autorizadas a assistir eventos culturais e esportivos, internos e externos, será limitado a 30% a 50% da capacidade do local. Estados com altas taxas de infecção serão obrigados a cancelar grandes eventos ou realizá-los sem espectadores.

De acordo com a minuta do projeto, empresas e organizações impactadas negativamente pelas restrições terão auxílio financeiro.

Além disso, a campanha de vacinação, seja para ainda não imunizados, seja para as doses de reforço, continuará mesmo durante os feridos de fim de ano.

 
Regra 2G permanecerá em vigor

O rascunho do documento também diz que a entrada em locais públicos, como restaurantes e cinemas, permanecerá limitada àqueles que forem vacinados ou recuperados, conhecida na Alemanha como regra “2G” (geimpf oder genesen).

O ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, descartou neste fim de semana a ideia de um bloqueio antes do Natal. Por outro lado, alertou que o país enfrentará uma “onda massiva” devido à variante ômicron.

A Alemanha registrou nesta segunda-feira 16.086 novos casos de coronavírus e 119 mortes, de acordo com dados do Instituto Robert Koch (RKI), agência governamental para o controle e prevenção de doenças.

No total, o país soma 6.809.622 infecções e 108.352 mortes desde o começo da pandemia.

No país, mais de dois terços da população (69,6%) estão completamente imunizados contra Covid-19, de acordo com dados do site “Our World in Data”, da Universidade de Oxford. Boa parte da população, porém, se nega a receber o imunizante, e a taxa de vacinados está praticamente estagnada há várias semanas. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.