Chuva intensa e enchentes deixam rastro de destruição em dezenas de cidades da Bahia

(Fotos: Governo da Bahia)

 
Dezenas de cidades na Bahia sofrem com os danos causados pelas fortes chuvas que atingem o sul e o sudeste do estado. Até o momento, 18 mortes foram confirmadas em decorrência das enchentes. O governo estadual estima que a tragédia já tenha afetado 400 mil pessoas.

Neste domingo (26), o governador Rui Costa (PT) assinou novo decreto que inclui mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência devido às chuvas. Com isso, o total de cidades baianas onde vigora a medida já chega a 72, incluindo Ilhéus e Porto Seguro.

A declaração de emergência autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais a fim de ajudar nas ações de resposta à tragédia, como obras de recuperação das cidades e assistência a desabrigados.

“Estamos mobilizando todos os esforços para socorrer as pessoas atingidas pela água. Nesse momento, o esforço é para retirar todas as pessoas de áreas de risco, de casas que eventualmente correm risco de desabar, e prestar essa assistência inicial, restabelecendo ligações de água, energia, e garantindo apoio com cestas básicas”, afirmou Costa.

O governador sobrevoou algumas das áreas mais atingidas e falou em “tragédia gigantesca”. “Não lembro se na história recente da Bahia tem algo dessa proporção. É algo realmente assustador o número de casas, de ruas e de localidades completamente embaixo d’água”, lamentou.

As fortes chuvas, que já haviam castigado o extremo sul da Bahia há cerca de dez dias, voltaram a atingir o estado na quinta-feira e ficaram mais intensas na sexta e no sábado.

As cidades atingidas pelos temporais registram inundações, alagamentos e deslizamentos de terra – que por sua vez bloquearam estradas e deixaram distritos isolados.

 
Em alguns locais, as chuvas provocaram cheias dos rios, deixando municípios inteiros debaixo d’água. São pelo menos 37 cidades completamente alagadas, segundo relatos da imprensa. O rio Cachoeira, um dos maiores da região, subiu mais de dez metros.

Além das 18 mortes, a Defesa Civil estadual registra ao menos 286 feridos em decorrência das enchentes até o momento. Há ainda 4.185 pessoas desabrigadas e 11.260 desalojadas (o que significa que precisaram deixar suas casas, mas não solicitaram abrigo).

Auxílio federal e de outros estados

No sábado (25), o governador da Bahia participou de uma videoconferência com representantes do governo federal, incluindo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e assegurou auxílio ao estado também com combustíveis e aviões para ajudar no resgate de pessoas afetadas.

Neste domingo, Queiroga informou em rede social que uma equipe do Ministério da Saúde estava embarcando para Ilhéus “para apoiar a população que sofre com os impactos das fortes chuvas”.

“Também estamos enviando medicamentos e insumos para o estado, além de equipamentos para as equipes de campo, como máscaras, botas, coletes, casacos e outros”, escreveu o ministro.

Outros estados também se comprometeram a ajudar com o envio de bombeiros e equipamentos, por exemplo, incluindo Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Rio Grande do Norte, segundo Rui Costa. São Paulo também criou uma força-tarefa, enviando agentes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.