Ômicron: milhares de voos foram cancelados em todo o planeta desde a véspera do Natal

 
Mais de 7.000 voos foram cancelados em todo o planeta durante o fim de semana de Natal, o passo que outros milhares atrasaram, informou um site de rastreamento aéreo neste domingo (26), enquanto a disseminação da variante ômicron do coronavírus, altamente contagiosa, frustra os planos de feriado de muitos.

Somente neste domingo, mais de 2.200 voos foram cancelados até o momento, e mais de 7.000 atrasaram, segundo a página Flightaware.com. No sábado (25), foram mais de 2.800 cancelamentos, incluindo quase 990 voos com destino ou partida dos Estados Unidos, e mais de 8.500 atrasos. Outros 2.400 voos foram cancelados na sexta-feira e 11.000 atrasaram.

Companhias aéreas chinesas foram responsáveis pela maioria dos cancelamentos. Somente a China Eastern cancelou mais de 1.000 voos – ou mais de 20% de seu cronograma – na sexta e no sábado. A Air China também cancelou cerca de 20% de suas partidas programadas no mesmo período.

Várias companhias aéreas, incluindo a alemã Lufthansa e as americanas Delta e United, precisaram cancelar voos por falta de funcionários, tanto membros da tripulação quanto pessoal de terra, que adoeceram ou entraram em quarentena após exposição à Covid-19.

“O aumento nacional de casos da ômicron nesta semana teve um impacto direto em nossas tripulações de voo e nas pessoas que comandam nossas operações”, afirmou a United em comunicado na sexta-feira. A companhia cancelou cerca de 200 voos na sexta e quase 250 no sábado – cerca de 10% das partidas programadas.

Já a Delta cancelou 310 voos no sábado e mais de 100 neste domingo, afirmando que “esgotou todas as suas opções e recursos”. “Pedimos desculpas aos nossos clientes pelo atraso em seus planos de viagem de férias”, disse a empresa.

Ao todo, companhias aéreas dos Estados Unidos – que além da Covid-19 também enfrentam um clima de frio extremo – cancelaram mais de 700 voos domésticos e internacionais até agora neste domingo, quase 1.000 no sábado e cerca de 700 na sexta-feira, véspera de Natal, segundo o Flightaware.com.

 
A variante ômicron, detectada pela primeira vez em novembro, corresponde agora a quase três quartos dos casos nos Estados Unidos, chegando a 90% em algumas regiões. A média diária de novos casos de coronavírus cresceu 45% para 170.000 por dia ao longo da semana passada, segundo um levantamento feito pela agência de notícias Reuters.

Lufthansa anuncia corte

Na última quinta-feira (23), a alemã Lufthansa já havia anunciado que irá cortar “em cerca de 10%” seu plano de voos de inverno, devido à rápida disseminação da variante ômicron.

“De meados de janeiro a fevereiro, estamos observando uma queda acentuada nas reservas”, levando o grupo a cancelar “33.000 voos” neste inverno, afirmou o presidente-executivo Carsten Spohr, em entrevista ao jornal “Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung”.

“Acima de tudo, estamos perdendo passageiros em nossos mercados domésticos da Alemanha, Suíça, Áustria e Bélgica, porque esses países foram os mais atingidos pela onda da pandemia”, disse ele.

Segundo Spohr, o maior grupo de companhias aéreas da Europa – que inclui Eurowings, Austrian, Swiss e Brussels Airlines – já operava atualmente apenas cerca de 60% dos voos em comparação com o ano pré-pandêmico de 2019, transportando cerca de metade do número de passageiros.

O setor de aviação está sofrendo duramente desde o início da pandemia de Covid-19, com inúmeros voos aterrados em 2020, enquanto vários países fechavam suas fronteiras.

Na quinta-feira, a associação de aeroportos europeus ACI Europe estimou que o número de passageiros que viajam através de seus membros caiu 20% desde 24 de novembro, quando a variante ômicron foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial da Saúde (OMS). (Com Deutsche Welle e agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.