Novak Djokovic pode ter manipulado teste de Covid-19, informa revista alemã

 
Um teste de Covid-19 apresentado pelo tenista sérvio Novak Djokovic para entrar na Austrália e disputar um torneio pode ter sido manipulado, segundo reportagem da revista alemã “Der Spiegel” publicada na terça-feira (11).

Sem comprovante de vacinação contra Covid-19, o tenista afirmou ter obtido uma isenção para entrar no país e jogar o Aberto da Austrália.

A Austrália tem uma política que não permite o ingresso de quem não é cidadão australiano ou não mora no país e que não esteja totalmente vacinado contra a Covid-19. Isenções médicas – como a que Djokovic argumentou ter apresentado – são aceitas, mas o governo australiano disse que o tenista não forneceu justificativa adequada para tal isenção.

De acordo com a documentação apresentada pela equipe jurídica do atleta, ele teria testado positivo para Covid-19 no dia 16 de dezembro de 2021 – o que permitiria a entrada do tenista na Austrália mesmo sem a vacina.

No entanto, segundo a “Der Spiegel”, vários indícios, sobretudo na versão digital do resultado do teste, apontam para manipulação. Dados digitais sugerem que o teste não é de 16 de dezembro. Nos resultados digitais, há um carimbo de data e hora de 14h21, horário da Sérvia, em 26 de dezembro.

Essa marcação normalmente é inserida de forma automática pelos sistemas de testagem, assinalando quando os documentos foram inseridos no banco de dados. Isso geralmente acontece apenas alguns minutos após o resultado do teste ficar disponível. Outra possibilidade seria que os dados fossem gerados quando a pessoa testada baixasse os resultados do servidor.

Os advogados de Djokovic também apresentaram um segundo teste, este negativo, como parte do processo de imigração do tenista. O exame foi feito aparentemente para provar que Novak Djokovic se recuperou da Covid-19 e testou negativo para o coronavírus em 22 de dezembro – o horário e data desse documento são confirmados pelo carimbo digital.

Divergências ao escanear código QR

A “Der Spiegel” escaneou na segunda-feira (10) o código QR disponível no exame de 16 de dezembro. Às 13h19 (horário da Alemanha) o resultado exibido foi negativo para o novo coronavírus. No entanto, pouco mais de uma hora depois, às 14h33, o mesmo escaneamento mostrou resultado positivo. No site da revista é possível conferir capturas de tela que comprovam as duas checagens.

De acordo com a revista alemã, há outros pontos que colocam em dúvida se Djokovic realmente testou positivo para Covid-19 em 16 de dezembro.

Como é padrão, o sistema de testes da Sérvia, país natal do tenista, atribui um número de identificação a cada exame. O número do teste positivo de Djokovic, supostamente feito em 16 de dezembro, é 7.371.999. Mas, para o teste negativo feito em 22 de dezembro, o número de identificação é 50 mil pontos mais baixo.

De acordo com especialistas ouvidos pela revista, os números de identificação normalmente são consecutivos. O grupo de detetives digitais examinou os documentos a pedido da “Der Spiegel”.

Para eles, os números de identificação apontam que o teste negativo do tenista teria sido realizado antes do teste positivo e inserido no banco de dados depois – não o contrário, como afirmam os advogados de Djokovic.

 
Matéria relacionada
. Austrália investiga se Novak Djokovic mentiu em formulário de imigração; detenção é possível

Além disso, entre 22 e 26 de dezembro, o sistema de saúde sérvio realizou 50.000 testes de Covid-19 – justamente a diferença entre os dois números de identificação dos dois testes do tenista.

Desta forma, segundo os detetives digitais, a explicação mais provável, com base nas evidências disponíveis, é que o resultado positivo do teste tenha sido adicionado ao banco de dados oficial sérvio no dia 26 de dezembro, e não no dia 16.

A revista tentou contato com Novak Djokovic e com a área de saúde do governo sérvio para esclarecer as dúvidas, mas não obteve retorno.

Investigação por mentir em formulário

Djokovic passou a ser investigado pelas autoridades australianas de fronteira por supostamente ter mentido em sua declaração de entrada no país, no dia 5 de janeiro. Publicações em mídias sociais indicam que o atleta estava em Belgrado no Natal e, depois, na Espanha, dia 4, antes de voar para a Austrália. Na Sérvia, sem máscara, ele teria participado de um evento com jovens tenistas um dia após ter supostamente testado positivo para covid-19.

Pelas regras australianas, Djokovic não poderia ter saído da Espanha a partir de 22 de dezembro e passado por outro país ao menos duas semanas antes de voar para a Oceania. Ele teria ido para a Sérvia e depois retornado para a Espanha.

Conforme informações publicadas pelo jornal britânico “The Guardian”, Djokovic assinalou “não” quando questionado se havia viajado ou se viajaria ao menos duas semanas antes de ir para a Austrália, no formulário de imigração. No documento, consta que fornecer informações falsas é uma infração grave, passível de sanções civis, inclusive detenção.

Um dia após ter sido barrado no aeroporto e ter seu visto cancelado, Djokovic foi levado para um hotel junto a outros viajantes retidos na imigração australiana. Em entrevista a autoridades locais, ele disse que quem preencheu o formulário de imigração foi o seu agente, baseado em uma isenção médica que teria sido aprovada pela Federação Australiana de Tênis.

A decisão agora está nas mãos do ministro da Imigração, Cidadania, Serviços Migratórios e Relações Multiculturais da Austrália, Alex Hawke, que deve divulgar um parecer final sobre o caso nesta quarta-feira (12/01). Conforme um porta-voz do governo, “em relação ao processo, o Ministro Hawke analisará minuciosamente o assunto. Como a questão está em andamento, é inapropriado, por razões legais, tecer mais comentários sobre o assunto”.

Se Djokovic tiver o visto cancelado pelas autoridades australianas, ele terá de deixar o país imediatamente e deverá ser proibido de entrar na Austrália pelos próximos três anos.

Novak Djokovic lidera o ranking mundial masculino de tênis e busca o seu 21º título de Grand Slam na carreira. Ele venceu as últimas três edições e um total de nove vezes no Aberto da Austrália, que começa no dia 17 de janeiro. Uma liminar concedida pela Justiça australiana na segunda-feira (10) liberou Djokovic para entrar no país.

Fotos e vídeos mostram o tenista sérvio sem máscara atendendo a eventos públicos como uma cerimônia de premiação de tênis juvenil em Belgrado, depois de ter testado positivo para Covid-19. Conforme o protocolo sérvio, ele deveria ter ficado isolado por pelo menos 11 dias. (Com Deutsche Welle e agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.