Médicos da atenção primária decidem entrar em greve na cidade de São Paulo

 
Os médicos da atenção primária da cidade de São Paulo decidiram, em assembleia, entrar em greve a partir da próxima quarta-feira (19). De acordo com o Sindicato dos Médicos de São Paulo, a categoria tem sofrido sobrecarga de trabalho durante a pandemia, principalmente com o avanço da variante ômicron do novo coronavírus.

Entre as reivindicações apresentadas pelos médicos que atuam nas unidades básicas de saúde está a contratação de mais profissionais e o pagamento de horas extras. Em carta aberta divulgada na quinta-feira (13), os profissionais também reclamam da falta de insumos em alguns locais.

“Não temos medicamentos básicos para conduzir duas infecções coexistentes (covid-19 e influenza): dipirona, ibuprofeno, salbutamol, diclofenaco, loratadina, antibióticos acabam nas prateleiras de nossas farmácias”, destaca o texto.

De acordo com o sindicato, caso a Prefeitura de São Paulo e as organizações sociais com contratos para administração de equipamentos de saúde apresentem planejamento para reduzir a falta de profissionais até a próxima segunda-feira (17), a paralisação pode ser revista pela categoria.

 
Matéria relacionada
. Afastamento de profissionais de saúde pela Covid-19 leva médicos a ameaçarem greve na cidade de SP

Secretaria de Saúde

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que “vê com estranheza a atitude do Sindicato dos Médicos em decretar greve neste momento”. A pasta destaca que tem mantido diálogo aberto com a categoria e tem atendido parte das reivindicações, como o pagamento de 50% das horas extras do banco de horas.

A secretaria assinala que, recentemente, contratou mais 280 médicos e autorizou as organizações sociais a também ampliarem os quadros de profissionais. A pasta também negou que haja falta de medicamentos.

“Os estoques de insumos estão regularizados e autorizou as OSSs a adquirir itens emergenciais neste momento de pressão que a pandemia provoca no sistema de saúde do município”. (Com ABr)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.