Após telefonema de Bolsonaro, ex-assessor nega declarações sobre o esquema das “rachadinhas”

 
Amigo de longa data de Jair Bolsonaro e ex-assessor do então candidato à Presidência da República em 2018, Waldir Ferraz revelou à revista Veja detalhes do esquema de “rachadinhas” que tira o sono da família presidencial.

Ferraz, conhecido como “Jacaré”, disse à revista que Ana Cristina Valle, ex-mulher de Bolsonaro e mãe do filho “04”, era responsável por comandar o esquema criminoso de retenção de parte dos salários de assessores nos gabinetes do então deputado federal e de seus filhos Flávio e Carlos.

De acordo com o ex-assessor, Ana Cristina foi conquistando Bolsonaro aos poucos e teria se “infiltrado” para montar o esquema. “Jacaré” afirmou que Bolsonaro desconhecia o esquema até 2018, quando informações sobre a investigação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) vieram a público.

Segundo o Coaf, parte do dinheiro das “rachadinhas” do gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio Janeiro (Alerj) era lavado para ser usado em benefício do próprio parlamentar. A investigação corre em sigilo.

Ao falar da mãe de Jair Renan, o ex-assessor usou a expressão “muito perigosa”. “Ela é muito perigosa. É uma mulher que quer dinheiro a todo custo. Às vezes, ela vai ao cercadinho, frequenta o cercadinho. É uma forma de chantagem, lógico que é chantagem. A gente nem toca nesse assunto pra não deixar o cara com cabeça quente”, declarou à revista.

 
Na entrevista, Ferraz disse que após Ana Cristina se separar de Bolsonaro, o esquema criminoso foi assumido por Fabrício Queiroz, que é amigo do chefe do Executivo há décadas e pretende se candidatar à Câmara dos Deputados com o apoio do clã presidencial.

Tão logo a notícia começou a circular em Brasília, Bolsonaro telefonou para Ferraz e cobrou explicações sobre a reportagem de Veja. Depois da investida do presidente da República, o ex-assessor passou a negar que tivesse testemunhado os crimes e alegou que a família Bolsonaro desconhecia o esquema.

“Tudo o que eu disse à jornalista da Veja eu li nos jornais, não é nada que eu tenha visto. Eu vivi lá dentro e nunca vi esses esquemas de rachadinha”, afirmou. Segundo ele, Bolsonaro mostrou-se irritado ao telefone e disse que ele não deveria ter falado nada.

“Comigo nunca aconteceu (rachadinha) e tenho certeza que nem ele (Bolsonaro) e nem os filhos sabiam de nada. Nem sempre o que acontece nos gabinetes os deputados ou vereadores ficam sabendo”.

O ex-assessor afirmou que concedeu entrevista à revista Veja apenas para falar da amizade com Jair Bolsonaro. Somente um desavisado é capaz de acreditar na absurda versão de que a entrevista foi concedida para tratar da amizade com um presidente da República.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.