Morte de Elza Soares repercute na imprensa internacional

 
A morte da cantora Elza Soares repercutiu na mídia internacional e entre artistas no Brasil e no mundo, ganhando destaque de veículos como o diário americano The New York Times e o jornal britânico The Guardian.

O site da revista alemã Der Spiegel e o diário francês Le Monde a chamam de a “cantora brasileira do milênio”, lembrando o título que a artista recebeu numa homenagem da BBC em 1999.

Elza morreu na tarde da quinta-feira (20) em sua casa, no Rio de Janeiro, aos 91 anos. O anúncio foi feito pela equipe e pela família da cantora nas redes sociais. Segundo o empresário da cantora, a morte foi por causas naturais.

The New York Times, EUA – Morre Elza Soares, 91, que rompeu os limites da música brasileira

Ela saiu de uma favela no Rio para o estrelato do samba na década de 1960. Contudo, sua carreira foi mais tarde ofuscada por uma relação com famoso jogador de futebol que se tornou um escândalo nacional.

Com traços finos que levaram a comparações com Eartha Kitt e uma voz áspera que lembrava Louis Armstrong, Soares se tornou uma das poucas cantoras negras no Brasil a aparecer em filmes nos anos 1960 e na televisão nos anos 1970.

Enquanto sua fama crescia, ela permanecia fiel às suas raízes. “Nunca saí da favela”, ela gostava de dizer aos repórteres, e muitas vezes terminava os shows agradecendo ao público por “cada pedaço de pão que meus filhos comeram”.

The Guardian, Reino Unido – Elza Soares, uma das maiores cantoras de todos os tempos do Brasil, morre aos 91 anos

Elza Soares, uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, morreu em sua casa à beira-mar no Rio após uma carreira lendária de seis décadas que a tornou um tesouro nacional e uma estrela global.

A vasta base de fãs de Elza supostamente incluía o Palácio de Buckingham, com a cantora se apresentando para a rainha Elizabeth 2ª durante uma visita ao Brasil em 1968.

Na quinta-feira, a embaixada britânica no Brasil relembrou o encontro: “Foi um encontro de rainhas! Descanse em paz, Elza.”

 
Matéria relacionada
. Morre aos 91 anos, no Rio de Janeiro, a cantora Elza Soares, a “voz brasileira do milênio”

Der Spiegel, Alemanha – “Voz do milênio”: morre a sambista Elza Soares

Misturando samba, jazz, electro, hip-hop e funk e lançando mais de 30 discos, Soares é considerada uma das maiores cantoras do Brasil. Sua maior homenagem: no Carnaval do Rio em 2020, a escola de samba Mocidade a homenageou com seu próprio desfile no Sambódromo.

Al Jazeera, Qatar – Cantora de samba brasileira Elza Soares morre aos 91 anos

Sua voz rouca agradava ao público em todo o mundo em shows que abordavam as dificuldades da vida nas cidades brasileiras, a justiça para as mulheres e o racismo na nação sul-americana.

Ela se tornou uma feroz defensora do feminismo negro e uma voz que denunciava a violência contra as mulheres.

Le Monde, França – Elza Soares, “cantora brasileira do milênio”, morre aos 91 anos

A artista, símbolo de resistência e coragem, marcou a história da música com sua versatilidade e sua personalidade, tão marcantes quanto sua voz rouca, ao longo de uma carreira que durou mais de 60 anos.

Com mais de 30 discos gravados em mais de 60 anos de carreira, a artista negra com seu timbre rouco característico foi considerada uma das maiores vozes da canção brasileira. Em 1999, a BBC a coroou “cantora brasileira do milênio”. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.