Morre nos Estados Unidos, aos 74 anos, Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo

 
O escritor e influenciador bolsonarista Olavo de Carvalho morreu na noite de segunda-feira (24), aos 74 anos, nos Estados Unidos. A informação foi publicada pela família nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada, mas Olavo de Carvalho havia sido diagnosticado com Covid-19 em 16 de janeiro.

Em 8 de julho de 2021, o influenciador foi internado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor), em São Paulo, para exames cardiológicos, de acordo com nota divulgada à época. Causou estranheza o fato de Carvalho ter retornado ao Brasil para tratamento médico, já que há muito residia na cidade de Petersburg, no estado norte-americano da Virgínia.

No período em que ficou internado, o bolsonarista teve uma crise de angina e foi submetido a tratamento. Em 13 de julho, passou por cirurgia de emergência para revisão da operação da bexiga realizada em maio do passado nos Estados Unidos. Teve alta dez dias depois e passou a ser acompanhado por médicos em casa.

Em 9 de agosto voltou a ser hospitalizado no InCor, desta vez com quadro de insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica. Olavo de Carvalho era portador da “Doença de Lyme”, infecção transmitida por carrapato que causa irritações na pele e sintomas semelhantes ao da gripe.

Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, Olavo Luiz Pimentel de Carvalho se intitulava professor de filosofia e ficou conhecido por vídeos e livros que apoiam o conservadorismo político e que recusam o discurso politicamente correto. Ele alegava ter sido filiado ao Partido Comunista Brasileiro em sua juventude, de 1966 a 1968, e opositor da ditadura militar.

 
Considerado guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho foi elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais, mas criticado por militares próximos ao chefe do Executivo. O vice-presidente Hamilton Mourão disse, em 2019, que Olavo de Carvalho deveria se limitar à função de “astrólogo”.

O episódio ocorreu após o canal oficial de Bolsonaro nas redes sociais postar um vídeo, posteriormente apagado, no qual o escritor fazia críticas a militares, a integrantes do governo e a políticos que se aliaram ao presidente.

Como astrólogo, Olavo colaborou no primeiro curso de extensão universitária em astrologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1979, oferecido a formandos em psicologia. Como escritor, seu primeiro livro é de 1980, intitulado “A Imagem do Homem na Astrologia”. Em 2013, lançou “O mínimo que você precisa saber para não ser um Idiota”. Outros livros da sua autoria estão “O Jardim das Aflições” (1995) e “O Imbecil Coletivo” (1996).

Em 20 de novembro, Olavo deixou o Brasil às pressas, após ser intimado pela Polícia Federal para prestar depoimento no inquérito que apura a existência de uma milícia digital voltada a atacar a democracia e as instituições.

A PF intimou Olavo no último dia 9 de novembro por meio de sua defesa, que informou aos investigadores que o filósofo ainda estava em tratamento de saúde. A saída de Carvalho envolveu uma longa viagem de carro ao Paraguai, onde pegou o voo para os Estados Unidos.

O influenciador bolsonarista deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.