Cantora de funk norte-americana e ex-esposa do lendário Miles Davis, um dos grandes trompetistas de jazz de todos os tempos, Betty Davis morreu nesta quarta-feira (9) aos 77 anos de idade, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada por Danielle Maggio ao portal da revista Rolling Stone.
De acordo com a diretora de comunicação do condado de Allegheny, onde morava a cantora, Betty Davis morreu de causas naturais.
A cantora estreou na carreira musical com o nome de batismo, Betty Mabry, sendo que um dos seus discos mais famosos, lançado em 1964, foi “Get Ready for Betty’.
Conhecida como “rainha do funk”, Betty começou a trabalhar como modelo, mas encontrou na música sua verdadeira paixão. Em 1960, tornou-se uma das artistas mais influentes da época.
Casou-se com Miles Davis em 1968, quando adotou o nome artístico Betty Davis. Apesar de o casamento ter durado apenas um ano, Betty foi responsável por algumas criações artísticas importantes.
É considerada como fonte de inspiração para a música “Mademoiselle Mabry” e responsável por levar a lenda do jazz ao rock da época, iniciativa que resultou na fase “jazz fusion” de Miles Davis.
Betty Davis também é reconhecida por suas letras carregadas de sexualidade como em “Shut Off the I” e “If I’m in Luck I Might Get Picked Up”, que contrariaram o conservadorismo da época.
Ao misturar rock e soul, Betty Davis era intensa em suas apresentações e até hoje permanece como referência para alguns artistas importantes do meio, como Jamila Woods, Erykah Badu e Janelle Monae.
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.