TSE aprova registro do União Brasil, resultado da fusão do Democratas com o PSL

 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (8) a fusão dos partidos DEM e PSL. Batizada como União Brasil, a legenda é a maior da Câmara dos Deputados.

Com a decisão unânime dos ministros do TSE, o União Brasil já poderá participar das eleições presidenciais de 2022, usando o número 44. A nova legenda também acumulará o acesso a recursos do fundo eleitoral – cerca de R$ 800 milhões – e o tempo de rádio e televisão das duas que se fundiram.

O relator do processo na Corte, ministro Luiz Edson Fachin, afirmou que o DEM e o PSL haviam cumprido os requisitos legais para a fusão. O TSE validou o estatuto e o programa partidário da nova legenda.

 
Ambos os partidos já haviam aprovado em suas convenções, em outubro, a fusão das legendas. O primeiro presidente do União Brasil será o deputado federal Luciano Bivar, de Pernambuco, que até então comandava nacionalmente o PSL. Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto, que era o presidente nacional do Democratas, será o secretário-geral da nova sigla.

De saída, o União Brasil terá 81 deputados – 55 do PSL, que já era a maior bancada da Câmara, eleita no embalo da campanha de Jair Bolsonaro em 2018, então filiado à sigla, e mais 26 deputados do DEM. O partido, porém, deverá perder de 20 a 30 deputados que pretendem migrar para outras legendas antes da campanha deste ano. No Senado, o União Brasil terá sete senadores.

O União Brasil tenta convencer o ex-juiz Sérgio Moro, atualmente no Podemos, a se filiar à legenda para concorrer à Presidência da República.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.