Ucrânia exige reunião com a Rússia em até 48 horas

 
O governo da Ucrânia exigiu no domingo (13) uma reunião nas próximas 48 horas com a Rússia e todos os países participantes do Documento de Viena da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

O motivo foi que Moscou ignorou o ultimato de Kiev feito na última sexta-feira (11) para responder de forma detalhada sobre suas atividades militares perto da fronteira com a Ucrânia. O prazo para resposta terminou no domingo.

“Exigimos uma reunião com a Rússia e todos os Estados participantes no prazo de 48 horas para discutir o reforço e a redistribuição ao longo de nossa fronteira e da Crimeia temporariamente ocupada”, afirmou o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, pelo Twitter.

Na sexta-feira, a Ucrânia apelou ao Documento de Viena para exigir que a Rússia fornecesse explicações detalhadas sobre suas atividades militares perto da fronteira ucraniana, onde concentrou mais de 100.000 soldados, além de armamentos pesados.

Rússia e Belarus também realizaram manobras conjuntas em território belarusso, a poucos quilômetros de Kiev, até o dia 20 de fevereiro. Além disso, na última quinta-feira, a Rússia também iniciou manobras navais no Mar Negro.

 
O Documento de Viena

O Documento de Viena de 2011 sobre Medidas de Fortalecimento da Confiança e da Segurança é obrigatório e tem que ser cumprido por todos os membros da OSCE.

O chefe da diplomacia ucraniana lembrou que, segundo este documento, a Rússia “deve informar sobre as áreas exatas de sua atividade militar, anunciar as datas do fim das manobras” e outros dados como o número de unidades militares participantes, o tipo de armas e do equipamento militar utilizado.

As tensões entre Kiev e Moscou aumentaram desde o final do ano passado, depois que a Rússia posicionou mais de 100.000 soldados perto da fronteira ucraniana, lançando sinais de alerta na Ucrânia e no Ocidente, que denunciaram os preparativos para uma invasão como a que anexou a Crimeia em 2014.

A Rússia nega que esteja planejando um ataque, mas exige que a OTAN nunca aceite que a Ucrânia faça parte da Aliança Atlântica, entre outras coisas.

Apesar de todos os esforços diplomáticos de vários países do Ocidente, como Alemanha, Estados Unidos e França, um arrefecimento do conflito ainda não foi alcançado.

A Rússia alega que tem o direito soberano de estacionar tropas em qualquer lugar de seu território e, por sua vez, denuncia o fornecimento maciço de armas à Ucrânia pelo Ocidente. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.