Tropas russas bombardeiam Kiev e avançam por terra para tomar a capital ucraniana

 
A capital da Ucrânia, Kiev, rompeu esta sexta-feira (25) debaixo de misseis russos. Por ordem do presidente Vladimir Putin, que já pode ser rotulado como criminoso de guerra, as forças russas avançam por terra para tomar a capital ucraniana. Esse movimento permite concluir que o objetivo de Putin é derrubar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que desafiou o inquilino do Kremlin ao se aproximar do Ocidente.

No primeiro dia de ataque das tropas russas, o governo da Ucrânia contabilizou 137 mortos e mais de 300 feridos, além de 100 mil pessoas que deixaram às pressas a zona de conflito. Fortes explosões foram ouvidas em Kiev nas primeiras horas desta sexta-feira.

O ministro do Interior da Ucrânia, Anton Gerashchenko, publicou vídeo nas redes sociais que mostra um prédio em chamas após ser atingido por explosivos. “Putin – você é um assassino”, escreveu o ministro.

O vice-ministro do Interior da Ucrânia, Yevhen Yenin, atribuiu uma explosão ouvida nesta sexta-feira ao “sistema antimísseis ucraniano” disparado contra um míssil russo. Um prédio da capital Kiev foi tomado pelo fogo após um avião russo ser atingido por míssil disparado pela defesa ucraniana.

 
Matéria relacionada
. Presidente da Ucrânia tem razão ao dizer que o Ocidente abandonou o país em meio à guerra

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, também se manifestou sobre os bombardeios em Kiev e comparou os ataques à 2ª Guerra Mundial, e a Rússia à Alemanha nazista. “Horríveis ataques com foguetes russos em Kiev. A última vez que nossa capital experimentou algo assim foi em 1941, quando foi atacada pela Alemanha nazista. A Ucrânia derrotou esse mal e derrotará este. Parem Putin. Isolem a Rússia. Cortem todos os laços. Expulsem a Rússia de tudo”.

Volodymyr Zelensky disse em pronunciamento televisionado que só deixará o país morto e afirmou ser o “alvo número 1” de Putin, que tenta redesenhar o mapa da Europa à força. “Vou ficar na capital”, disse Zelensky, acrescentando que sua família também estava na Ucrânia. Sabe-se que ao menos Zelensky está em um bunker, enquanto as tropas de Vladimir Putin avançam criminosamente sobre o território ucraniano.

“O inimigo me marcou como alvo número 1, minha família, como alvo número 2. Eles querem destruir a Ucrânia politicamente destruindo o chefe de Estado”, afirmou o presidente ucraniano.

“Nos deixaram sozinhos para defender nosso Estado”, disse Volodymyr Zelenski em vídeo publicado na conta da presidência em rede social. “Quem está disposto a lutar conosco? Não vejo ninguém. Quem está disposto a dar à Ucrânia uma garantia de adesão à Otan? Todos estão com medo”, lamentou.

O governo dos Estados Unidos acredita que a deposição de Zelensky é um dos principais objetivos de Putin. “Todas as evidências sugerem que a Rússia pretende cercar e ameaçar Kiev”, afirmou o secretário de Estado Anthony Blinken, que se prestou ao papel de dizer o óbvio. Se não fosse o alvo principal de Putin, um acordo por vias diplomáticas teria prosperado.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.