Zelensky pede ao Papa Francisco para mediar conflito entre Rússia e Ucrânia

 
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (22) que pediu ao Papa Francisco para mediar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, com o objetivo de aliviar o sofrimento humano, após quase quatro semanas de guerra.

Zelensky disse ter conversado com o Papa Francisco por telefone e “falou com Sua Santidade sobre a difícil situação humanitária e o bloqueio dos corredores de resgate pelas tropas russas”, bem como sobre a resistência do povo ucraniano, “que se tornou exército quando viu o mal”.

“O papel mediador da Santa Sé para pôr um fim ao sofrimento humano seria bem-vindo. Agradeci-lhe por suas orações pela paz e pela Ucrânia”, escreveu Zelensky no Twitter após a ligação.

Francisco, por sua vez, declarou ao presidente ucraniano que está “rezando e fazendo todo o possível para acabar com a guerra”, escreveu no Twitter o embaixador ucraniano na Santa Sé, Andrii Yuash.

“Novo gesto de apoio do Papa Francisco: há poucos minutos o papa ligou ao presidente Zelensky. Ambos tiveram uma conversa promissora. O papa disse que está rezando e fazendo todo o possível para o fim da guerra, e Zelensky reiterou que o Papa Francisco é o convidado mais esperado da Ucrânia”, escreveu o diplomata.

Pedido de visita

Há poucos dias, o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, já havia convidado Francisco a visitar a Ucrânia, em carta endereçada ao papa. No documento, Klitschko pede que, se uma visita não for possível, que o pontífice participe de uma videoconferência para enviar uma mensagem à população.

“Acreditamos que a presença dos líderes religiosos mundiais em Kiev é a chave para salvar vidas e abrir caminhos para a paz em nossa cidade, em nosso país e em todos os lugares”, escreveu Klitschko.

O Vaticano confirmou ter recebido a carta e acrescentou que Francisco “sentia-se próximo do sofrimento da cidade [Kiev], de seu povo, daqueles que tiveram de fugir e daqueles que foram chamados a administrá-la”.

Francisco fez vários apelos pelo fim da guerra na Ucrânia e enviou dois cardeais para mostrar a sua proximidade ao povo ucraniano. Além disso, a ligação desta terça-feira não foi a primeira vez que o papa e Zelensky tiveram um contato por telefone.

Em 26 de fevereiro, dois dias após o início do conflito, o pontífice expressou ao presidente ucraniano “seu mais profundo pesar pelos trágicos acontecimentos” ocorridos no país.

Pouco depois, Zelensky anunciou que agradeceu ao papa “por rezar pela paz na Ucrânia e por uma trégua”. “O povo ucraniano sente o apoio espiritual de Sua Santidade”, acrescentou na ocasião.

 
Negociações em andamento

Negociadores de Moscou e Kiev mantêm conversas com o objetivo de encerrar quase quatro semanas de combates ferozes, mas ainda não anunciaram nenhum progresso. Três encontros ocorreram em Belarus e um por videochamada. Os ministros das Relações Exteriores de ambos os países também se reuniram no começo do mês, na Turquia, mas sem nenhum avanço.

No início deste mês, o patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Cirilo, e o Papa Francisco conversaram sobre a Ucrânia e pediram que as negociações continuem para alcançar uma “paz justa”. Logo após o início da invasão russa na Ucrânia, Cirilo chamou os oponentes de Moscou na Ucrânia de “forças do mal”.

Discurso ao Parlamento italiano

Zelensky também falou sobre a ligação telefônica do papa em discurso ao Parlamento italiano, nesta terça-feira. Aos legisladores, ele cobrou maiores sanções e pressões à Rússia e alertou que a guerra é o caminho do presidente russo, Vladimir Putin, para chegar à Europa.

“A invasão já dura 27 dias, um mês, e precisamos de outras sanções e outras pressões para que a Rússia não possa se abastecer de reservas militares na Líbia ou Síria, e para que volte à paz”, afirmou Zelensky, que foi recebido de pé e com muitos aplausos por cerca de mil parlamentares italianos.

O presidente ucraniano ainda advertiu que o objetivo da Rússia é “influenciar a Europa” e “destruir seus valores, sua democracia e seus direitos humanos”. “A Ucrânia é a porta para o exército russo, porque querem entrar na Europa”, completou.

Zelensky lembrou que 117 crianças foram mortas desde o início da guerra, e que há milhares de feridos, dezenas de milhares de famílias sem moradia, centenas de milhares que tiveram as casas destruídas e milhões que precisaram sair de onde vivem “por causa de uma guerra que uma só pessoa começou”, disse, em referência a Putin, embora sem citá-lo nominalmente.

O presidente ucraniano também afirmou que o exército russo tomou as regiões costeiras, o que “representa um perigo para todos os países vizinhos”. Ele ponderou ainda que, com a exportação de gás e petróleo da Rússia, a guerra foi financiada nos últimos dez anos.

Zelensky ainda agradeceu à Itália pelo acolhimento de mais de 70 mil ucranianos que chegaram ao país fugindo da guerra, entre os quais 25 mil crianças.

Antes do discurso ao Parlamento italiano, Volocymyr Zelensky já havia se dirigido aos parlamentares de outros países, em falas no Congresso dos Estados Unidos, no Parlamento canadense e no Bundestag, o Parlamento alemão. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.