Datafolha: Lula tem 43% das intenções de voto no primeiro turno, Bolsonaro marca 26%

 
Faltando pouco mais de seis meses para o primeiro turno das eleições, pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que o ex-presidente Lula (PT) continua liderando a disputa pela Presidência da República com 43% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 26%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No segundo pelotão aparecem Sérgio Moro (Podemos) com 8% e Ciro Gomes (PDT) com 6%. Mais atrás, aparecem os candidatos do Podemos, Sergio Moro, com 8%, e do PDT, Ciro Gomes, com 6%. Mais atrás estão João Dória Júnior (PSDB) com 2%, André Janones (Avante) com 2%, Simone Tebet (MDB) com 1%, Felipe Dávila (Novo) com 1%, Vera Lúcia (PSTU) com 1% e Leonardo Péricles (UP) com 1%. Brancos ou nulos somaram 6%, enquanto 2% dos entrevistados não souberam responder.

Em relação ao levantamento anterior (dezembro de 2021), o Datafolha mostra diferença menor entre Lula e Bolsonaro. Contudo, as duas pesquisas não comparáveis, já que houve mudanças na lista de candidatos. No levantamento do último mês de 2021, Lula oscilava de 47% a 48%, ao passo que Bolsonaro, de 21% a 22%.

 
A pesquisa de dezembro tinha nomes como os do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que recentemente se retiraram da disputa. Por outro lado, foram incluídas agora as pré-candidaturas de André Janones (Avante), Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Péricles (UP).

Em todas as simulações de segundo turno, Bolsonaro avançou. Na disputa com Lula, o atual presidente diminuiu em oito pontos vantagem do petista, que ficou em 21 pontos (55% a 34%). A rejeição de Bolsonaro caiu cinco pontos, mas continua em patamar elevado (55%).

O Instituto Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 municípios de todo o País entre terça e quarta-feira desta semana. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08967/2022. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.