Facebook e Instagram removem contas vinculadas a militares por desinformação sobre a Amazônia

 
A Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, anunciou nesta quinta-feira (7) que removeu uma rede de perfis falsos ligados a militares brasileiros que promoviam a desinformação sobre questões ambientais, como o desmatamento da Amazônia.

A empresa afirmou, em seu relatório do primeiro trimestre, que removeu 14 perfis falsos e nove páginas do Facebook, bem como 39 contas do Instagram.

De acordo com o relatório, os perfis e páginas se faziam passar por organizações não-governamentais (ONGs) e ativistas interessados em preservar a maior floresta tropical do planeta.

Algumas das informações publicadas nestas contas, por exemplo, afirmavam que “nem todo desmatamento é prejudicial”. Além disso, os posts criticavam ONGs ambientais que lidam com o desflorestamento na Amazônia, diz o documento.

De acordo com o Facebook, as investigações internas da empresa revelaram que pessoas ligadas a militares brasileiros estavam por trás destas contas. As identidades, porém, não foram reveladas.

“Embora os indivíduos por detrás das contas tentassem esconder identidades e coordenação, a nossa investigação encontrou ligações a indivíduos associados ao Exército brasileiro”, consta no relatório.

Apesar de os indivíduos envolvidos na rede serem militares da ativa, a investigação não encontrou evidências suficientes para estabelecer se eles seguiam ordens ou agiam de forma independente, disse uma fonte à agência de notícias Reuters.

 
Golpe para Bolsonaro

O relatório trimestral da Meta é mais um golpe para o presidente Jair Bolsonaro, que por várias vezes minimizou as queimadas e o desmatamento na Amazônia e a atuação de ONGs ambientais no país. O presidente enviou forças armadas para a Amazônia em missões malsucedidas para reduzir a destruição da maior floresta tropical do mundo.

A remoção dos perfis pode aumentar os ataques de Bolsonaro a grandes empresas de tecnologia, que ele acusa de sufocarem vozes conservadoras em suas plataformas.

Críticos dizem que Bolsonaro e seus apoiadores usam as redes sociais para espalhar desinformação perigosa, minando as instituições democráticas brasileiras.

Mudança de foco

Em seu relatório, a Meta disse que a rede usou contas falsas no Facebook e no Instagram para postar, inicialmente, sobre a reforma agrária e a pandemia de Covid-19, em 2020. Depois, mudou o foco para questões ambientais no ano passado.

“Em 2021, eles criaram páginas que se apresentavam como ONGs e ativistas fictícios focados em questões ambientais na região da Amazônia”, diz o relatório.

O Exército brasileiro afirmou em comunicado que estava ciente das alegações da Meta e entrou em contato com a empresa para obter acesso aos dados que sustentam as afirmações de envolvimento militar. O gabinete de Jair Bolsonaro não respondeu a um pedido de comentário da Reuters. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.