Dissimulado, Bolsonaro diz que orçamento secreto “acalma o Parlamento”, mas nega corrupção no governo

 
O presidente Jair Bolsonaro vive em um cenário marcado por nauseante dualidade. Há dias, em evento de pré-campanha, Bolsonaro disse que, passados três anos e três meses, não houve uma só denúncia de corrupção no governo. A corrupção corre solta nos subterrâneos da Esplanada dos Ministérios, mas o chefe do Executivo insiste em se fazer de desentendido. Talvez porque esse papel de “tolo de encomenda” seja favorável à sua tentativa de reeleição.

Nesta segunda-feira (11), em entrevista a um grupo de comunicação do Pará, Bolsonaro afirmou que a Polícia Federal não precisa investigar o seu governo, pois não há corrupção na atual gestão, apenas indícios. Disse o presidente: “Não fazemos nada de errado”.

É difícil saber o que entende por “errado” quem emprega funcionários fantasmas, se apropria de boa parte dos salários dos servidores de gabinetes, considera normal manter relação com milicianos e se rende às chantagens daqueles que defendem o proxenetismo político como forma de garantir um regime supostamente democrático.

Enquanto recorre ao falso bom-mocismo, ferramenta que não mais convence, Bolsonaro teve um ato de coragem ao assumir que entrega cargos e recursos públicos ao Centrão em troca de apoio político no Congresso Nacional.

“Para aprovar qualquer coisa, em especial Emenda Constitucional, passa por eles (parlamentares do Centrão). Agora, nosso relacionamento não é como no passado. Alguns cargos foram dados para partidos de centro, sim, não vou negar isso aí. Agora, nós temos filtros”, disse o presidente em entrevista.

 
Matéria relacionada
. Bolsonaro nega casos de corrupção no governo e diz que a Polícia Federal não precisa se preocupar

Sobre os R$ 16,5 bilhões destinados ao orçamento secreto deste ano, o chefe do Executivo foi além no campo do devaneio. “Essa outra parte de emenda ajuda a acalmar o Parlamento. O que eles querem, no final das contas, é mandar recursos para sua cidade”, afirmou.

Em relação à afirmação “nosso relacionamento não é como no passado”, Bolsonaro tenta camuflar a realidade dos fatos, pois sabe que sua eleição em 2018 só foi possível à sombra do discurso de combate à corrupção. A relação de Bolsonaro com o Centrão se dá nos mesmos moldes de governos anteriores: à base de corrução no modelo “porteira fechada”.

Tanto é assim, que o Palácio do Planalto acendeu a luz vermelha para o escândalo das “escolas fake” e passou a avaliar a situação do ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil, responsável por indicar apaniguados para cargos estratégicos no Ministério da Educação, assim como fizeram outros próceres do Centrão em relação à pasta da Saúde.

Beira o pitoresco o fato de Augusto Heleno, general da reserva adepto do golpe e chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), ter cantarolado, em 2018, “se gritar pega Centrão, não fica um meu irmão” e agora manter silêncio covarde e obsequioso diante dos seguidos escândalos protagonizados por caciques do mesmo bloco parlamentar.

Em suma, ao afirmar que as emendas do malfadado “orçamento secreto” ajudam a acalmar o Parlamento, Bolsonaro reconhece que a corrupção está por toda parte, mas com uma desculpa esfarrapada a tiracolo.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.