Ataque em estação do Metrô de Nova York deixa ao menos 16 feridos, dez pessoas foram baleadas

 
Um tiroteio numa estação de metrô no Brooklyn, em Nova York, deixou ao menos 13 feridos na manhã desta terça-feira (12/04). Pelo menos, cinco delas teriam sido baleadas, segundo a imprensa local.

De acordo com relatos, tiros foram ouvidos por volta das 8h30 (horário local) dentro da estação, que fica na rua 36 e por onde passam três linhas de metrô D, N e R. Há também relatos de bombas dentro da estação, mas o Departamento de Polícia de Nova York informou, pelas redes sociais, ter realizado uma varredura e que não há explosivos ativos. Com isso, a polícia descarta risco de explosão.

No contraponto, bombeiros que responderam a relatos de fumaça na estação encontraram várias pessoas baleadas e dispositivos explosivos não detonados, informou um porta-voz do Corpo de Bombeiros de Nova York. Imagens publicadas em redes sociais e pela imprensa local mostram passageiros baleados no chão da estação.

As autoridades alertaram para que os habitantes evitem a área. Pelo menos quatro linhas de trem foram paralisadas em ambas as direções. Um porta-voz do prefeito da cidade, Eric Adams, se recusou a comentar o ocorrido, alegando que os relatórios ainda eram preliminares.

 
Adams, um democrata com pouco mais de 100 dias de mandato, fez da repressão ao crime, especialmente nas estações de metrô, um dos principais objetivos de sua administração, prometendo enviar mais policiais a estações e plataformas para patrulhas regulares.

Nas redes sociais, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, afirmou acompanhar a situação junto com os policiais e com a operadora das linhas de metrô. O Procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, disse que monitora o caso e já recebeu informações preliminares.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também foi informado sobre o ocorrido e se comunica com as autoridades de Nova York, segundo a Casa Branca.

De acordo com várias fontes policiais, informações preliminares apontam que o incidente começou após um homem, usando máscara de gás e um colete laranja semelhante aos de trabalhadores da empresa de transporte metropolitano, ter atirado algum tipo de artefato explosivo. Logo depois, passageiros relataram diversos disparos, segundo o jornal The New York Post.

Um passageiro do metrô que estava em outra plataforma da estação disse relatou à rede CNN Internacional ter visto muitas pessoas no chão e sangrando quando passou pelo local. (Com agências internacionais) [Fotos: John Minchillo – Associated Press | Justin Lane – EFE]

Matéria ampliada às 15h23 de 12 de abril de 2022

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.