Criminoso de guerra, Putin blasfema ao dizer que atacou a Ucrânia por “razões nobres” e “não ter escolha”

 
O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (12) que o que está acontecendo na Ucrânia “é uma tragédia”, mas que a Rússia “não teve escolha” a não ser lançar o que ele chamou de “uma operação militar especial” – eufemismo usado pelo Kremlin para a guerra no país vizinho.

Falando em público sobre a guerra pela primeira vez desde que as forças russas se retiraram do norte da Ucrânia, Putin afirmou que a Rússia triunfará em todos os seus “nobres” e “claros” objetivos na ex-república soviética. O presidente não mencionou as denúncias de atrocidades cometidas por tropas russas e o bombardeio indiscrimado de áreas civis.

O chefe do Kremlin também destacou que o confronto “com as forças anti-russas” que surgiram na Ucrânia era inevitável e que era apenas uma questão de tempo para que ocorresse.

“Eles começaram a transformar a Ucrânia em um campo de desfile anti-russo, começaram a cultivar os brotos do nacionalismo e do neonazismo que estavam lá há muito tempo”, disse, repetindo a narrativa do Kremlin para justificar a guerra, que pinta o governo ucraniano, liderado pelo judeu Volodymyr Zelensky, como uma organização “dominada por nazistas”.

Segundo Putin, não havia alternativa, pois era preciso defender os falantes de russo do leste da Ucrânia e impedir que a ex-república soviética se tornasse um trampolim anti-russo para os inimigos de Moscou.

Discurso ao lado de Lukashenko

O discurso foi feito durante evento para celebrar o 61º aniversário da viagem do primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin. Putin esteve acompanhado do presidente belarusso, Alexander Lukashenko, um de seus poucos aliados políticos, em visita ao Cosmódromo de Vostochny, no extremo leste da Rússia.

Questionado por funcionários da agência espacial russa se a operação na Ucrânia atingiria seus objetivos, Putin afirmou que “não tem nenhuma dúvida”. “Seus objetivos são absolutamente claros e nobres”, disse Putin. “Não há dúvida de que serão alcançados”, acrescentou.

 
“O principal objetivo é ajudar o povo de Donbass, o povo de Donbass, que reconhecemos e que fomos forçados a defender, porque as autoridades de Kiev, pressionadas pelo Ocidente, se recusaram a cumprir os Acordos de Minsk visando uma solução pacífica dos problemas”, afirmou.

Putin alegou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou publicamente que Kiev “não gosta” de nenhuma cláusula dos Acordos de Minsk, enquanto “outros funcionários declararam que sua implementação é impossível”.

“Eles o rejeitaram publicamente. Bem, era simplesmente impossível continuar tolerando esse genocídio que durou oito anos”, afirmou Putin, referindo-se ao conflito armado entre o Exército ucraniano e os separatistas pró-Rússia em Donetsk e Lugansk.

Erva daninha do neonazismo

Putin afirmou que na Ucrânia “a erva daninha do neonazismo foi especialmente cultivada” e que o confronto da Rússia contra essas forças “era inevitável”.

“Infelizmente, o neonazismo se tornou um fato da vida em um país relativamente grande perto de nós. Isso é uma coisa óbvia: era inevitável, era apenas uma questão de tempo”, disse.

Kiev e o Ocidente consideram a narrativa do Kremlin como um falso pretexto para invadir a Ucrânia. O governo ucraniano afirma que está lutando por sua sobrevivência, depois que Putin anexou a Crimeia em 2014 e reconheceu como soberanas, em 21 de fevereiro, duas regiões ucranianas onde lutam rebeldes pró-Moscou.

 
Putin acrescentou que a “operação militar” prosseguirá conforme o planejado, enquanto o país pró-ocidental se prepara para uma grande ofensiva russa no leste da Ucrânia.

“Nossa tarefa é cumprir e alcançar todas as metas estabelecidas, minimizando as perdas. E vamos agir ritmicamente, com calma, de acordo com o plano originalmente proposto pelo Estado-Maior”, disse.

O líder russo, que era onipresente na televisão russa nos primeiros dias da guerra, havia se afastado em grande parte dos olhos do público desde a retirada da Rússia do norte da Ucrânia e sinais que a invasão não correu como planejado por Moscou, com perdas significativas de material bélico e tropas.

Putin diz que sanções falharam

Putin também afirmou que as sanções do Ocidente impostas a Moscou não funcionaram, com a economia russa resistindo e o rublo (a moeda russa) se recuperando. Para ele, a inflação e o aumento dos preços dos alimentos e do petróleo em países ocidentais começarão a pressionar os políticos.

Para o presidente russo, as sanções serão um tiro pela culatra. Como exemplo, ele citou as restrições a fertilizantes da Rússia e de Belarus, que aumentarão os preços globais do produto, levando à escassez de alimentos e ao aumento dos fluxos migratórios.

Putin disse que “o bom senso deve prevalecer” e acrescentou que o Ocidente deve “voltar à razão e tomar decisões equilibradas”. “Eles não serão capazes de fechar todas as portas e janelas”, afirmou. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.