Proximidade com as eleições de outubro levou à aprovação do pedido de cassação de Arthur do Val

 
A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou por unanimidade (9 votos), nesta terça-feira (12), o pedido de cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar.

Conhecido como “Mamãe Falei”, o deputado ameaçou, antes da reunião do colegiado, “cair atirando” caso o relatório favorável à cassação fosse aprovado. O parlamentar convocou integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) para um protesto em frente à Alesp como forma de pressionar os integrantes da Comissão de Ética, mas a investida foi infrutífera.

Sobre a declaração de “cair atirando”, Arthur do Val apenas confirma o comportamento que teve até agora como membro da Alesp, onde criou intrigas e confusões, sem ao menos estabelecer um relacionamento positivo com seus pares. Ademais, qualquer acusação que eventualmente faça não será novidade para o eleitorado paulista, que sempre olha com muita desconfiança para a Alesp.

O pedido de cassação será votado em plenário, mas tudo indica que Arthur do Val perderá o mandato por causa das declarações misóginas e machistas que fez sobre as mulheres ucranianas que tentavam fugir da guerra patrocinada pelo russo Vladimir Putin.

“Mamãe Falei” foi à Ucrânia para, de maneira sórdida, se projetar politicamente a partir da falsa ideia de que estava no país com o intuito de acompanhar os desdobramentos da guerra, mas em um grupo de WhatsApp publicou áudio em que afirma que “as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres”. No áudio vazado, Arthur do Val foi além e comparou as filas de imigração na fronteira com a Polônia com as filas de baladas brasileiras.

 
Matérias relacionadas
. De índole torpe, Arthur do Val diz que fala sexista sobre ucranianas foi um momento de empolgação
. “Fáceis porque são pobres”: deputados de SP pedem a cassação de Arthur do Val por falas machistas

No afã de salvar o mandato, Arthur do Val tentou se apegar ao fato de que o também deputado Fernando Cury recebeu pena mais branda (seis meses de suspensão) após ser flagrado pelas câmeras do plenário apalpando os seios da deputada Isa Penna (PCdoB), mas a estratégia fracassou.

Que ninguém se deixe levar pela ideia de que a Alesp é o último reduto da moralidade nacional, pois o pedido de cassação de Arthur do Val foi aprovado na Comissão de Ética porque faltam menos de seis meses para as eleições de outubro.

Como muitos parlamentares tentarão a reeleição ou concorrerão a outros cargos eletivos, o melhor é passar ao eleitorado feminino a falsa sensação de que todos na Alesp estão prontos para defender as mulheres.

Fosse verdadeira a aludida mensagem, Fernando Cury teria sido cassado, pois sua atitude foi tão criminosa quanto a declaração estúpida e sexista de Arthur do Val. Na opinião do UCHO.INFO, ambos já deveriam estar longe da política, mas no ambiente legislativo prevalece o espírito de corpo, desde que todos não sejam arrastados para o cadafalso da opinião pública.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.