Lavrov diz que Hitler tinha sangue judeu; Ucrânia, Israel e Alemanha criticam declaração

 
Não bastasse a criminosa guerra na Ucrânia, Moscou demonstra disposição para ampliar as frentes de conflito mundo afora. Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov afirmou em entrevista a um canal de televisão italiano que o ditador alemão Adolf Hitler tinha origens judaicas. A declaração causou revolta no governo de Israel, que convocou o embaixador russo no país para esclarecimentos.

O governo israelense afirmou que formalizou ao Kremlin um pedido para que Lavrov se desculpe pela afirmação feita no domingo (1º) durante entrevista ao canal Rete 4, da Itália.

Na entrevista, Lavrov foi perguntado como a Rússia poderia dizer que precisava “desnazificar” a Ucrânia – um dos argumentos torpes de Vladimir Putin para invadir o país vizinho – se o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é judeu.

“Acho que Hitler também tinha origens judaicas, portanto isso não significa nada”, respondeu o chanceler russo à entrevistadora.

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennet, pediu nesta segunda-feira (2) que o Holocausto deixe de ser usado “para fins políticos”. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, disse que a fala é ofensiva e mentirosa.

“Os comentários do ministro Lavrov são escandalosos, imperdoáveis e um horrível erro histórico”, afirmou Lapid, que convocou o embaixador da Rússia em Tel Aviv.

A Alemanha também criticou a declaração. O porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, afirmou nesta segunda-feira que a fala de Lavrov é uma “propaganda absurda”.

O presidente do Yad Vashem, memorial israelense do Holocausto, Dani Dayan, também criticou as declarações de Lavrov, classificando-as como “comentários infundados, delirantes e perigosos que merecem ser condenados”.

 
Ucrânia critica declaração

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que “Lavrov não consegue esconder o antissemitismo profundamente enraizado nas elites russas”.

“Estas declarações são ofensivas para o presidente Zelensky, para a Ucrânia, Israel e para o povo judeu”, declarou Kuleba em sua conta no Twitter.

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro, Israel tenta manter um delicado equilíbrio entre Kiev e Moscou, mas as palavras de Sergei Lavrov provocaram indignação.

Em um discurso no fim de março para os integrantes do Parlamento de Israel, Zelensky pediu ao país que tomasse uma decisão de apoio à Ucrânia contra a Rússia e solicitou o envio de armas.

Israel forneceu equipamentos de proteção à Ucrânia, mas não enviou armas recentemente ao país, segundo funcionários do governo.

Conselheiro da Presidência da Ucrânia, Mikhailo Podoliak denunciou as declarações como “antissemitas” e afirmou que “são a prova de que a Rússia é sucessora da ideologia nazista”.

Lavrov, que deveria usar a diplomacia na busca de uma solução negociada para a catástrofe humanitária que tem lugar na Ucrânia, recorre à ignorância para impulsionar um conflito que, tudo indica, não deve acabar tão cedo. A postura de Lavrov mostra que a Rússia sairá do conflito como derrotada. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.