Estados Unidos atingem a marca de 1 milhão de mortes por Covid-19

 
Os Estados Unidos ultrapassaram nesta quinta-feira (12) a triste marca de 1 milhão de mortes por Covid-19, informou a Casa Branca.

“Hoje, temos um trágico marco: 1 milhão de vidas perdidas pela Covid-19. Cada uma delas, uma perda irreparável”, lamentou o presidente Joe Biden, antes de a Universidade Johns Hopkins, que mantém o monitoramento da situação global da pandemia, divulgar o dado.

De acordo com Biden, os Estados Unidos mudaram “para sempre” devido ao impacto da doença. “Devemos nos manter vigilantes contra essa pandemia e fazer todo o possível para salvar tantas vidas quanto forem possíveis, mediante mais testes, mais vacinas e mais tratamentos”, afirmou o presidente americano, que ordenou que as bandeiras dos EUA sejam hasteadas a meio mastro em sinal de luto.

Os EUA, com cerca de 330 milhões de habitantes, já registraram mais de 82 milhões de casos de infecção pelo novo coronavírus – o primeiro deles em 20 de janeiro de 2020, de um homem que viajou de Wuhan, na China, para Seattle.

Após vários meses de declínio no número de infecções, o país vem registando um aumento diário de casos no último mês, devido às subvariantes da ômicron e em meio ao relaxamento das medidas de contenção do vírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, além da baixa taxa de vacinação.

Embora tenha sido um dos primeiros países a iniciar a imunização contra a Covid-19, a taxa de vacinação nos EUA estagnou em pouco mais de 65% da população. Em comparação, no Brasil esse índice é superior a 77%, de acordo com o site “Our World in Data”, da Universidade de Oxford.

 
Cúpula sobre Covid-19

A partir desta quinta-feira, após convocação feita pelo governo de Biden, ocorre a segunda cúpula mundial sobre Covid-19, de forma virtual, com a participação de entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Banco Mundial, entre outras.

Os principais objetivos do encontro são coordenar os esforços para combater a doença e desenvolver mecanismos para prevenir futuras pandemias. A Rússia não foi convidada para a cúpula, enquanto a China se recusou a participar.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, em todo o mundo já foram registrados oficialmente 519,6 milhões de casos de Covid-19 e 6,25 milhões de óbitos devido à doença – ou seja, quase um sexto deles ocorreu nos EUA.

No Brasil, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), foram contabilizados 30.617.786 casos oficiais da doença e 664.516 mortes. Contudo, especialistas acreditam que devido à subnotificação o número real seja muito maior. (Com agências internacionais)