Datafolha: Lula tem 48% no 1º turno, contra 27% de Bolsonaro; no segundo, 58% contra 33%

 
A mais recente pesquisa do instituto Datafolha sobre a sucessão presidencial, divulgada nesta quinta-feira (26) pelo jornal “Folha de S.Paulo”, revela que o ex-presidente Lula lidera com 48% das intenções de voto, contra 27% do presidente Jair Bolsonaro, que busca a reeleição.

O Datafolha apresentou aos entrevistados os seguintes pré-candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Além de Lula e Bolsonaro, que cristalizam a polarização na corrida ao Palácio do Planalto, na sequência aparecem Ciro Gomes com 7% das intenções de voto, Simone Tebet com 2%, André Janones (2%), Pablo Marçal (1%) e Vera Lúcia (1%). A pesquisa mostra que 7% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo, enquanto 4% disseram não saber em quem votar. Os pré-candidatos Felipe d’Avila, Sofia Manzano, Leonardo Péricles, Eymael, Luciano Bivar e General Santos Cruz não pontuaram.

Considerada a margem de erro da pesquisa que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não se deve descartar a possibilidade de a eleição presidencial ser decidida no primeiro turno, caso prevaleça o cenário atual e novas alianças políticas sejam feitas.

 
Em eventual segundo turno, o Datafolha revela que o ex-presidente Lula ampliou a vantagem em relação ao atual chefe do Executivo federal. O petista aparece com 58% das intenções de voto, contra 33% de Bolsonaro. A diferença é de 25 pontos percentuais. Na pesquisa anterior, realizada em março, Lula tinha 55% e Bolsonaro, 34%, diferença de 21 pontos percentuais. Ao instituto de pesquisa, 8% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo (eram 10% na pesquisa anterior), ao passo que 1% não sabe em quem votar (mesmo índice do levantamento anterior).

Na simulação de um segundo turno entre Lula e Ciro Gomes, o petista aparece com 55% (54% na pesquisa anterior) e o pedetista tem 29% (28% no levantamento anterior). Brancos e nulos (15%), não sabe (1%).

Em eventual segundo turno entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o pré-candidato do PDT aparece com 52% das intenções de voto (46% na pesquisa anterior), contra 36% do atual presidente da República (37% no levantamento anterior). Brancos e nulos nesse cenário somam 10% (16% na pesquisa anterior), enquanto 2% dos entrevistados não sabem em quem votar (1% na pesquisa anterior).

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas entre os dias 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras. Como citado acima, a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.