PF realiza perícia em barco de suspeito por desaparecimento de jornalista e indigenista no Amazonas

 
A Polícia Federal (PF) informou nesta quinta-feira (9) que será realizada perícia no que acredita ser material genético encontrado na lancha de Amarildo de Oliveira, o pescador conhecido como “Pelado”, suspeito de envolvimento no desaparecimento do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira.

Amarildo, de 41 anos, foi preso na última terça-feira por posse de “munição de uso restrito, além de chumbinhos e uma substância entorpecente”, segundo informações da Polícia Militar do Amazonas.

Testemunhas disseram aos policiais que o barco do pescador teria perseguido a embarcação que transportava Pereira e Philips antes do desaparecimento de ambos.

Philips e Bruno desapareceram quando percorriam de barco o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no Vale do Javari, no estado do Amazonas. Eles foram vistos pela última vez na manhã de domingo, quando deixaram a comunidade de São Rafael.

De acordo com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), da qual Bruno Pereira faz parte, a dupla deveria ter chegado em Atalaia do Norte por volta de 8h ou 9h de domingo. A Univaja enviou equipes de busca no mesmo dia, mas sem sucesso.

Histórico de ameaças

De acordo com a Univaja, Amarildo teria histórico de ameaças e atos de violência contra indígenas e indigenistas. O advogado da entidade, Eliésio Marubo, revelou que, no último final de semana, Amarildo teria ameaçado alguns dos integrantes do grupo.

Dias antes da viagem, Marubo, Pereira e outros membros da equipe da Univaja haviam recebido uma carta com ameaças de morte.

 
Em meados de abril, integrantes da entidade registraram boletim de ocorrência relatando ameaças de pescadores, que prometeram assassiná-los em praça pública.

Teria havido ainda uma tentativa de agressão por parte dos pescadores, que disseram que dariam “tiros na cara” deles, além de afirmarem que eles teriam o mesmo fim que um servidor da Funai morto a tiros em 2019.

Os peritos da PF investigam “possíveis vestígios de amostras biológicas e digitais deixadas na lancha, tanto pelo suspeito quanto pelos tripulantes”, afirmou corporação. A perícia poderá resultar na obtenção de uma prova técnica que relacione o suspeito diretamente ao desaparecimento.

Amarildo é uma das seis pessoas que foram ouvidas pelas forças de segurança que atuam nas buscas pelos desaparecidos.

Imprensa internacional pressiona Bolsonaro

Editores de jornais renomados como “The New York Times”, “The Guardian”, “The Wall Street Journal” e “The Washington Post”, juntamente com várias agências de notícias, enviaram uma carta ao presidente Jair Bolsonaro pedindo a intensificação das buscas por Philips e Pereira.

No documento, assinado também pela “Folha de S.Paulo” e pelas agências de notícias Associated Press, France Presse, Bloomberg News e outras 18 publicações internacionais, os editores expressaram preocupação com a segurança de Philips, com quem muitos deles trabalharam.

“Estamos muito preocupados com relatos do Brasil de que os esforços de busca e resgate até agora têm recursos mínimos, com as autoridades nacionais demorando a oferecer assistência mais do que muito limitada” afirmaram os editores. “Dom é um jornalista respeitado globalmente com um profundo amor pelo Brasil e seu povo.”

“Pedimos que intensifique com urgência e recorra totalmente ao esforço para localizar Dom e Bruno, e que forneça todo o apoio possível às suas famílias e amigos”, escreveram. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.