Ex-chefe da Fórmula 1 é acusado de fraude por não declarar R$ 2,5 bilhões em ativos no exterior

 
Bernie Ecclestone, ex-chefe comercial da Fórmula 1, foi indiciado por fraude, suspeito de não ter declarado 400 milhões de libras (cerca de R$ 2,5 bilhões) em ativos no exterior às autoridades fiscais do Reino Unido, informaram promotores britânicos nesta segunda-feira (11).

O procurador-chefe Andrew Penhale afirmou que o Ministério Público do país revisou um arquivo com provas obtidas pela Fazenda britânica e autorizou a apresentação da acusação à Justiça pelo crime de fraude por falsa representação.

Simon York, diretor do Serviço de Investigação de Fraudes da Receita (HMRC, na sigla em inglês), disse, por sua vez, que a acusação segue uma “investigação criminal complexa e mundial” sobre as finanças do empresário.

“O HMRC está do lado dos contribuintes honestos, e tomaremos medidas duras sempre que suspeitarmos de fraude fiscal. Nossa mensagem é clara: ninguém está além de nosso alcance”, afirmou York.

A primeira audiência deverá ocorrer no Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres, em 22 de agosto. Não ficou claro se Ecclestone será obrigado a comparecer.

 
À agência de notícias Reuters, Ecclestone afirmou que não está surpreso com o indiciamento, mas não comentaria o caso porque ainda não teve acesso à acusação.

“É algo que estava sendo falado que aconteceria… há um tempo. Eles provavelmente ficaram empolgados de novo. Vamos ver o que acontece”, disse o empresário britânico em sua casa em Ibiza, na Espanha.

Cinco décadas na F1

A história de Ecclestone, de 91 anos, no esporte durou mais de 50 anos, primeiramente como piloto. Em seguida, ele foi o homem forte da Fórmula 1 durante quatro décadas, desde os anos 1970 até 2017, quando foi afastado das funções que exercia.

Com um patrimônio financeiro estimado em mais de 2,5 bilhões de libras, segundo a revista “Forbes”, ele é amplamente creditado por transformar a Fórmula 1 em potência comercial.

A acusação não é a primeira polêmica recente envolvendo Ecclestone. Em maio, ele foi preso no Brasil por carregar uma arma de fogo em sua bagagem ao embarcar em um avião.

O empresário também gerou alvoroço ao dizer que “levaria um tiro” pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, após a invasão da Ucrânia por Moscou. Ele descreveu o líder russo como uma “pessoa sensata” que “acreditava estar fazendo a coisa certa pela Rússia”. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.