Avião ucraniano que caiu na Grécia transportava 11 toneladas de armamentos para Bangladesh

 
Um avião de carga caiu no norte da Grécia, no sábado (16), matando os oito tripulantes que estavam a bordo. Operado pela companhia aérea Meridian, com sede na Ucrânia, o avião viajava de Nis, na Sérvia, para Bangladesh, com escala na Jordânia.

Segundo a imprensa grega, a aeronave pediu permissão para fazer um pouso de emergência no aeroporto grego de Kavala, mas caiu antes de chegar à pista. A comunicação com o avião cessou quase imediatamente depois.

A aeronave já estava em chamas antes de cair, disseram testemunhas à mídia local. Segundo informações, o avião transportava 11 toneladas de armamentos. Pessoas que vivem a menos de 2 km do local onde o Antonov-12 caiu receberam recomendações para ficarem dentro de casa, devido ao risco de explosões.

 
O prefeito da comunidade de Pangeo, Filippos Anastasiadis, disse que o avião transportava “material perigoso”. Curiosos e jornalistas foram alertados para permanecer longe dos destroços.

O avião era um Antonov An-12 – um turboélice de quatro motores construído na era soviética – de propriedade de uma empresa ucraniana.

Ele estava carregando minas e cerca de 11 toneladas de armas para Bangladesh, que havia comprado o material da Sérvia. O ministro da Defesa da Sérvia, Nebojsa Stefanovic, disse que a carga incluía morteiros e bombas de treinamento. Ele havia decolado no meio da noite, hora local, de Nis. Stefanovic confirmou que toda a tripulação ucraniana morreu.

O avião caiu em terras agrícolas próximas a duas aldeias que fazem parte do município de Paggaio.

Autoridades locais disseram que 15 bombeiros e sete carros de bombeiros foram inicialmente mobilizados para a área. Os bombeiros enfrentaram dificuldades para se aproximar do local por causa das explosões em andamento, disseram autoridades. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.