Cresce nos bastidores pressão para que o ex-presidente Michel Temer concorra ao Palácio do Planalto

 
A tão sonhada candidatura da chamada “terceira via” foi desidratando ao longo do tempo, à sombra da polarização entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre pretensões frustradas, rancores político-partidários e “puxadas de tapete”, o nome da senadora Simone Tebet foi o escolhido para encabeçar a chapa da terceira via, que poderá ter o tucano Tasso Jereissati (PSDB-CE) como candidato a vice.

Antes do anúncio da pré-candidatura, Simone Tebet aparecia nas pesquisas eleitorais com 1% de intenção de voto, agora oscila entre 2% e 4%, dependendo do levantamento e da metodologia utilizada para radiografar a corrida presidencial.

Enquanto a equipe de campanha da senadora emedebista afirma que “a pré-candidatura cresce e tem mais apoiadores a cada dia”, nos bastidores do MDB persiste a tese de que o partido precisa definir o que deseja para os próximos quatro anos: ter protagonismo político ou ser uma legenda acessória e rachada, como acontece atualmente.

Presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi insiste na candidatura de Simone Tebet, ao passo que uma ala da legenda defende apoio ao ex-presidente Lula e outra, a substituição da senadora por Michel Temer.

 
Em recente conversa com o editor do UCHO.INFO, Temer, ao ser questionado sobre possível candidatura, disse que se dependesse das oito pessoas que participavam do encontro o assunto estava resolvido. Mesmo assim, o ex-presidente não descartou a possibilidade. De lá para cá, aproximadamente um mês, o cenário mudou, principalmente por causa da violência que brota do bolsonarismo e da resistência de parte do eleitorado em relação a Lula.

Michel Temer tem sido procurado cada vez mais por representantes de diversos segmentos, o que explica seu discurso de quase pré-candidato. Uma eventual aliança com o PT, como querem alguns caciques emedebistas, está fora do radar de Temer. Em conversa com o ex-governador Geraldo Alckmin, vice na chapa de Lula, Temer deixou claro que não conversará com o petista. Em outras palavras, Michel Temer sinalizou mais uma vez que, se chamado, poderá ser candidato.

Segundo apurou este site, uma pesquisa para uso interno e encomendada pela assessoria de Michel Temer mostrou que o ex-presidente tem melhores condições de participar da disputa presidencial do que a atual pré-candidata do MDB. Entre os 4 mil entrevistados, 20% afirmaram que votariam em Temer caso ele fosse candidato.

Na opinião do UCHO.INFO, uma eventual candidatura de Michel Temer à Presidência da República representaria um “balde de água fria” sobre o projeto de reeleição de Bolsonaro. Em relação à candidatura de Lula, a possível entrada de Temer na disputa produziria estrago menor nas pretensões do petista. A conferir!


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.