Ferramenta de “arapongagem” comprada pelo do Exército reforça plano golpista de Jair Bolsonaro

 
Há muito o UCHO.INFO afirma que o presidente Jair Bolsonaro flerta com um golpe de Estado. Nossos alertas começaram na campanha presidencial de 2018 e perduram até os dias atuais. Fomos os primeiros a afirmar que a eleição de Bolsonaro representaria um sério perigo à democracia brasileira.

Após chegar ao Palácio do Planalto, Bolsonaro iniciou um processo de politização da caserna como forma de ter respaldo para o pretendido “cavalo de pau” na democracia. A investida na direção das Forças Armadas ficou mais evidente quando o presidente passou a usar o termo “meu Exército” em seus discursos golpistas. Vale lembrar que o Exército (assim como as outras Armas) é uma instituição de Estado, não de governo.

Com a escalada das ameaças à democracia e ao Estado de Direito, o Ministério da Defesa incorporou a cantilena golpista de Bolsonaro, levando o País a um cenário de incertezas em relação ao futuro. O atual titular da pasta, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, tem reverberado o golpismo defendido pelo chefe do Executivo federal, como se o papel das Forças Armadas não fosse defender a soberania do Estado brasileiro.

Cumprindo ordens com nauseante sabujice, o ministro da Defesa tem aumentado a pressão sobre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de levar adiante a tese esdrúxula de que as urnas eletrônicas não são confiáveis. Em uso no processo de votação desde 1996, o jamais registrou qualquer tipo de fraude, o que foi atestado por diversos órgãos, como, por exemplo, a Polícia Federal.

 
Arapongas fardados

Como se não bastasse o comportamento condenável do ministro Paulo Sérgio, o Exército Brasileiro adquiriu pela primeira vez, a pedido do Comando de Defesa Cibernética, uma ferramenta que permite extrair de dados de telefones celulares, de sistemas de nuvem dos aparelhos e de registros públicos armazenados em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram.

Feita com dispensa de licitação, a contratação foi assinada nos últimos dias de 2021, pelo então comandante do Exército, Paulo Sérgio Oliveira, atual ministro da Defesa.

A ferramenta adquirida pelo Exército é utilizada normalmente por polícias civis, Polícia Federal, Instituto Nacional de Criminalística e Ministério Público para acessar dados, inclusive bloqueados, de telefones celulares apreendidos no âmbito de mandados judiciais de busca e apreensão.

Até prova em contrário, o Brasil não está em guerra contra outro país nem tem sofrido ameaças que justifiquem a aquisição de um equipamento dessa natureza. A falta de transparência no processo de comprar sugere que o governo de Jair Bolsonaro está decidido a usar as Forças Armadas para monitorar adversários políticos, como se isso fosse permitido pela Constituição.

Pelo que se sabe, o Exército não é polícia judiciária para adquirir equipamento cuja utilização dentro dos limites legais depende de autorização judicial que anteceda o processo de extração de dados. Causa espécie essa compra feita pelo Exército, principalmente no escopo de um governo golpista que decreta sigilo de 100 anos nos mais reles assuntos.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.