Pilotos da companhia Lufthansa anunciam nova greve por melhores salários

 
Os pilotos da companhia aérea Lufthansa decidiram nesta segunda-feira (5) realizar uma nova greve por melhores salários, dias após as paralisações que resultaram no cancelamento de mais de 800 voos, afetando em torno de 130 mil passageiros.

O sindicato alemão dos pilotos “Vereinigung Cockpit” (VC) anunciou uma paralisação de dois dias de duração com início marcado para esta quarta-feira, quando entrarão em greve os pilotos da Lufthansa Cargo. Na quinta-feira será a vez dos pilotos dos voos de passageiros.

De acordo com a própria Lufthansa, os prejuízos da greve da última sexta-feira (2) foram de 32 milhões de euros.

Uma nova rodada de negociações com os representantes dos pilotos deverá ocorrer nesta terça-feira. “A greve somente poderá ser evitada se houver uma proposta séria por parte da empresa”, afirmou o porta-voz da VC, Matthias Baier. As subsidiárias da Lufthansa, como Eurowings, Swiss, Brussels e Austrian, não serão afetadas.

O sindicato mudou somente um detalhe de sua proposta perante o Tribunal Trabalhista de Munique, que avalia as demandas da categoria.

 
Após os juízes apresentarem questionamentos legais ao proposto ajuste automático para a inflação a partir do ano que vem, foi introduzida uma proposta de uma tarifa básica de ajuste inflacionário, no valor de 8,2%.

O VC exige ainda para este ano um aumento de 5,5% nos salários, além de uma nova planilha salarial e mais dinheiro a ser pago nos dias de licença médica, férias e treinamento, além de melhores condições para os pilotos em início de contrato.

A Lufthansa alega que as exigências do sindicato aumentariam suas despesas em 40% – em torno de 900 milhões de euros (4,6 bilhões de reais) – nos próximos dois anos.

A companhia ofereceu um aumento de 900 euros no salário mensal em duas etapas, durante um período de 18 meses. Isso, segundo a empresa, resultaria em um aumento de 18% para os pilotos recém-contratados e de 5% para os que estão há mais tempo.

Em julho, a Lufthansa chegou a um acordo salarial com os aeroviários – os funcionários em terra – para impedir novas greves, após uma paralisação que levou ao cancelamento de mais de mil voos. (Com Deutsche Welle e DPA)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.