Datafolha: “Sete de Setembro” não produziu efeitos e Bolsonaro tem 34%; Lula lidera com 45%

 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da disputa pela Presidência da República nas eleições de outubro, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira (9). Lula aparece com 45% das intenções de voto no primeiro turno, contra 34% de Jair Bolsonaro

Em terceiro lugar aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%, seguido da senadora Simone Tebet (MDB), com 5%. Ciro e Simone estão empatados na margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 2.676 pessoas em 191 municípios nos dias 8 e 9 de setembro.

Os resultados do Datafolha mostram que não surtiram efeitos os criminosos atos de campanha de Bolsonaro, que usou as comemorações do Dia da Independência como pano de fundo, tudo custeado com o suado dinheiro do contribuinte.

O staff da campanha do presidente da República divulgou a informação falsa de que em Brasília, onde aconteceu o habitual desfile cívico militar, mais de 1 milhão de pessoas ocuparam a Esplanada dos Ministérios para declarar apoio a Jair Bolsonaro, mas as imagens revelam a extensão da mentira. Como destacamos em matéria anterior, na capital dos brasileiros o público foi de pouco mais de 100 mil pessoas.

Em relação ao último levantamento, Lula permaneceu com o mesmo índice de intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscilou positivamente dois pontos, dentro da margem de erro.

 
Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 1 de setembro, Lula aparecia à frente com 45% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL). Ciro, por sua vez, tinha 9%. Tebet, os mesmos 5%.

Pablo Marçal (Pros), Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Ávila (Novo) somaram 1%. Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (PDC), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4% e não sabem/não opinaram, 2%.

Considerando apenas os votos válidos – cálculo que exclui brancos e nulos –, Lula teria 48%, contra 36% de Bolsonaro. Para vencer no primeiro turno, são necessários 50% dos votos mais um.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 39% das intenções de voto, ao passo que Bolsonaro tem 31%. Ciro foi citado por 4% dos entrevistados, Tebet, por 2%.

No caso de eventual segundo turno, Lula aparece novamente como favorito na disputa direta com Bolsonaro. De acordo com o Datafolha, o petista venceria com 53% dos votos, e Bolsonaro ficaria com 39%.

Por outro lado, os índices de rejeição dos candidatos permaneceram estáveis, com 51% dos eleitores afirmando que não votam de forma alguma no presidente Jair Bolsonaro. Lula tem 39% de rejeição.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.