Ao manter a Selic em 13,75%, Copom reforça o danoso efeito fiscal das PECs Kamikaze e dos Combustíveis

 
Na quarta-feira (21), o Comitê de Polícia Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter sem alteração a taxa básica de juro (Selic), atualmente em 13,75% ao ano. A decisão interrompeu maior ciclo de alta em 23 anos – foram 12 elevações consecutivas desde março de 2021.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os diretores Bruno Serra Fernandes, Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Damaso e Paulo Sérgio Neves de Souza votaram pela manutenção da taxa em 13,75%. Fernanda Magalhães Rumenos Guardado e Renato Dias de Brito Gomes votaram pela elevação em 0,25 ponto, o que aumentaria a Selic para 14%.

Em comunicado, o Copom informou que continuará monitorando a economia e poderá voltar a subir a taxa Selic caso a inflação não caia como esperado.

“O comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, destaca o comunicado.

O comunicado do Copom mostra de forma clara que o fabricado recuo da inflação oficial só foi possível a partir das irresponsáveis PEC Kamikaze e PEC dos Combustíveis, que criaram um cenário fictício na economia.

 
Tudo indica que a Selic será mantida nesse patamar até o final do ano, mas não se deve descartar uma elevação da taxa no começo de 2023, já que existe um quadro de inequívoca incerteza fiscal.

Com o intuito de eventualmente melhorar o desempenho de Jair Bolsonaro nas pesquisas eleitorais, o governo atuou para aprovar as citadas PECs, aumentando o déficit fiscal do País, mesmo que a majoração temporária do valor do Auxílio Brasil e a criação de outros benefícios sociais terem disso aprovadas à sombra de estado de emergência.

Bolsonaro disse, por ocasião da discussão das PECs, que os efeitos fiscais das medidas seriam analisados posteriormente, mas é importante ressaltar que em algum momento a conta há de chegar no bolso do contribuinte, em especial no dos mais pobres.

Não se trata de ignorar a necessidade dos que passam fome, pelo contrário, mas a calamidade social não surgiu da noite para o dia. O governo poderia ter tomado alguma providência com muita antecedência, mas preferiu atender às chantagens do Centrão, cada vez mais ávido pelo dinheiro público. O criminoso “orçamento secreto” é prova maior do descaso oficial para com os pobres.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.