Cresce o desânimo nos bastidores da campanha de Bolsonaro; apoiadores começam a “abandonar o barco”

 
Como afirmamos em matéria anterior, o desânimo tomou conta da campanha do presidente Jair Bolsonaro à reeleição. Se diante de câmeras e microfones os desacorçoados entoem discursos favoráveis a Bolsonaro, nos bastidores do poder a realidade é distinta.

Nas últimas horas, cresceu o número de políticos e integrantes do governo que passaram a acenar na direção do ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas sobre a corrida ao Palácio do Planalto. Os acenos ainda são tímidos e cautelosos, mas todos buscam deixar abertas frentes de diálogo com o petista, que pode vencer a disputa ainda no primeiro turno.

Esse cenário deve impulsionar o discurso golpista de Bolsonaro, que em entrevista disse que prefere aguardar os resultados das urnas para decidir se aceitará pacificamente a derrota. Como tem afirmado o UCHO.INFO desde a campanha presidencial de 2018, o risco de Bolsonaro dar um “cavalo de pau” na democracia é grande.

No contraponto, a possibilidade de um golpe perde força com políticos da base de apoio batendo em retirada e grandes empresários reconhecendo a chance de vitória do candidato petista. Isso porque os políticos não querem o fim das mamatas e os empresários buscam estabilidade econômica para seus rentáveis negócios. Para tanto não importa a ideologia de quem estará no poder a partir de janeiro de 2023.

 
Com a campanha pela reeleição “fazendo água”, Jair Bolsonaro tende a apostar todas as fichas no debate entre presidenciáveis que será realizado pela TV Globo na noite de quinta-feira (29). O chefe do Executivo terá a derradeira oportunidade para tentar convencer o eleitorado a levá-lo ao segundo turno. Resta saber se Bolsonaro falará apenas para os convertidos ou para fora da bolha.

Por outro lado, avança sobremaneira com o passar das horas a campanha pelo voto útil, cujo intuito é poupar o País de um segundo turno, que, caso ocorra, será um espetáculo degradante e marcado pelo discurso de ódio e por ataques sórdidos.

O mais recente sinal de que a derrota de Bolsonaro nas urnas é quase irreversível surgiu da decisão de 50 empresários, que integram o Grupo Esfera, de se reunirem com Lula. O encontro acontecerá na noite desta terça-feira (27), em São Paulo.

O petista não vetou nomes, sinalizando que está pronto para não apenas agradar o eleitor de centro, mas principalmente para pacificar o País, que desde 2018 vive à sombra do discurso de ódio e de constantes ameaças à democracia.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.