Ataques russos com mísseis atingem várias cidades da Ucrânia; há ao menos 11 mortos e 60 feridos

 
Várias cidades da Ucrânia, incluindo a capital, Kiev, foram alvos de ataques russos com mísseis na manhã (horário local) desta segunda-feira (10), afirmaram autoridades ucranianas. A informação foi confirmada por jornalistas que estão no país.

Em Kiev, ao menos onze pessoas foram mortas e 60 ficaram feridas nos ataques, de acordo com o primeiro balanço após os ataques aéreos. Um míssil atingiu um parquinho infantil, relatou um repórter.

Os ataques estão sendo vistos como uma reação da Rússia à explosão que, no sábado (8), atingiu a única ponte entre a Rússia e a Crimeia, anexada ilegalmente por Moscou em 2014. O presidente russo, Vladimir Putin, havia culpado os serviços secretos ucranianos, enquanto o vice-chefe do Conselho de Segurança do país, Dimitri Medvedev, ameaçou com retaliação.

O comandante em chefe das Forças Armadas ucranianas, Valery Zaluzhny, afirmou que a Rússia disparou 75 mísseis contra a Ucrânia na manhã desta segunda-feira.

 
“Querem nos varrer da face da Terra”

“A Ucrânia está sendo atacada com mísseis”, afirmou o vice-chefe do gabinete presidencial, Kyrylo Tymoshenko.

O presidente Volodymyr Zelensky também falou em ataques com mísseis e disse que as explosões deixaram vários mortos e feridos. “Eles estão tentando nos destruir e nos varrer da face da Terra”, declarou.

O prefeito de Kiev, Vital Klitchko, afirmou que várias explosões atingiram o centro da capital ucraniana e que “infraestrutura crítica” foi danificada. O jornal diário “Kyiy Independent” noticiou que ao menos quatro explosões foram ouvidas no centro da capital no início da manhã desta segunda-feira.

Explosões em outras cidades

Há relatos de explosões também nas cidades de Lviv, Dnipro, Kharkiv e Zaporizhzhia. Nesta cidade ao menos uma pessoa teria morrido, segundo autoridades de saúde. O governo da Ucrânia afirmou que houve explosões em muitas outras cidades além de Kiev.

As explosões em Kiev ocorreram por volta das 8h (horário local) e foram antecedidas por toques de alarmes antiaéreos. Várias colunas de fumaça escura eram visíveis em diferentes pontos da cidade, de acordo com vídeos divulgados nas redes sociais. O último bombardeio na capital ucraniana havia ocorrido em 26 de junho. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.