Ipec: em cenário de estabilidade, Lula tem 55% dos votos válidos, Bolsonaro, 45%

 
A mais recente pesquisa Ipec de intenção de votos para o segundo turno da eleição presidencial mostra um cenário de estabilidade, com variações apenas dentro da margem de erro. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (10), o ex-presidente Lula (PT) soma 55% das intenções de votos válidos contra 45% de Jair Bolsonaro (PL).

Na pesquisa Ipec anterior, divulgada na última quarta-feira, Lula apareceu com 54,25% dos votos válidos, contra 45,75% de Bolsonaro.

Entre os votos totais na pesquisa divulgada nesta segunda-feira, Lula somou 51%, Bolsonaro, 42%. Brancos e nulos somam 5% e não sabem 2%. No último levantamento, Lula havia registrado os mesmos 51% dos votos totais, Bolsonaro, 43%.

A pesquisa Ipec aponta que 94% dos eleitores dizem estar totalmente decididos sobre em quem pretendem votar no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de o voto somam 6%.

 
A nova pesquisa Ipec é divulgada após intensas movimentações políticas na semana passada, com Lula recebendo apoio da ex-candidata Simone Tebet (MDB) e do PDT de Ciro Gomes. Bolsonaro, por sua vez, obteve apoio de três governadores do Sudeste. No primeiro turno, Lula recebeu 48,43% dos votos válidos, e Bolsonaro, 43,20%.

Ainda de acordo com o instituto, Bolsonaro continua a liderar o ranking de rejeição entre os eleitores: 48% afirmam que não votariam no presidente de jeito nenhum. Já a rejeição de Lula chega a 42%.

O Ipec ouviu 2.000 pessoas, em 130 municípios, entre sábado e segunda-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-02853/2022.

Os resultados do Ipec desta segunda-feira foram divulgados três dias após pesquisa Datafolha apontar Lula com 53% dos votos válidos no segundo turno, contra 47% de Bolsonaro.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.