Lewis Hamilton é homenageado pela Câmara e recebe título de cidadão honorário brasileiro

 
Heptacampeão mundial da Fórmula 1, o piloto inglês Lewis Hamilton participou nesta segunda-feira (7) de sessão solene da Câmara dos Deputados para receber o título de cidadão honorário brasileiro. O inglês está no Brasil para a disputa do Grande Prêmio de Interlagos, que acontece no próximo final de semana.

“É uma grande honra receber esse título, hoje. Agora, posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil, eu sempre amei o Brasil”, afirmou o piloto.

O projeto que concedeu a honraria a Hamilton foi aprovado em junho deste ano pela Câmara. De autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), o projeto teve como relator o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

Na justificativa para concessão do título, Figueiredo citou a relação próxima que o piloto mantém com o Brasil, além da homenagem feita por Hamilton a Ayrton Senna no GP de São Paulo, em 2021.

Na ocasião, o inglês usou um capacete com as cores do Brasil e repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira na volta de consagração pelo autódromo paulistano após vencer a corrida.

Por se tratar de projeto de resolução, o texto não precisou ser votado no Senado e foi promulgado durante a sessão solene.

Na solenidade desta segunda-feira, Lewis Hamilton voltou a homenagear Senna, a quem chamou de herói. “Gostaria de dedicar essa honraria ao meu herói Ayrton Senna.”

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o piloto da equipe Mercedes se tornou um ídolo de todos os brasileiros. “O povo brasileiro acolheu a Hamilton como ídolo e como um dos seus, enquanto o grande campeão de Fórmula 1 acolheu o Brasil como pátria de coração”, disse Lira.

A embaixada britânica divulgou nota afirmando que a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkin, acompanhou de perto a tramitação do projeto no Congresso e que é uma “homenagem merecida”.

“A concessão do título de cidadão brasileiro a Sir Lewis Hamilton nos deixa muito felizes. Ele ama o Brasil, e os brasileiros o admiram não apenas como um atleta de sucesso, mas como uma pessoa que defende causas importantes e que usa sua posição para lutar por um mundo melhor e mais inclusivo”, escreveu Melanie Hopkin.

 
Revés para o bolsonarista Piquet

A honraria concedida a Lewis Hamilton, além de merecida, é um revés para o ex-piloto Nelson Piquet, que ao fazer referência ao heptacampeão da categoria usou a expressão “neguinho”.

Em entrevista, Piquet não escondeu os motivos que o levam a apoiar Jair Bolsonaro: “O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem”.

Quando a declaração racista de Piquet repercutiu nas redes sociais, Lewis Hamilton foi elegante ao responder. O piloto inglês afirmou que “mentalidades arcaicas precisam mudar” e “não têm lugar na F1”. “Fui cercado por essas atitudes e fui alvo por minha vida toda. Já houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, completou.

Dias depois, um novo trecho da mesma entrevista veio à tona. Desta vez, Piquet fez uma declaração homofóbica contra Hamilton. As declarações foram feitas quando o brasileiro se referia a 2016, quando Hamilton perdeu a temporada para o seu companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg.

No citado trecho da entrevista, Piquet foi questionado sobre a temporada de 1982 da Fórmula 1 e sobre sua opinião acerca do campeão daquele ano, Keke Rosberg, pai de Nico.

Piquet declarou enquanto ria: “O Keke? Era um bosta, não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele. Ganhou um campeonato… O neguinho devia estar dando mais c* naquela época, aí tava meio ruim.”

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios acatou a ação pública impetrada por quatro entidades contra Nelson Piquet por declarações racistas e homofóbicas contra Hamilton.

O pedido de indenização de R$ 10 milhões em favor de Lewis Hamilton por danos morais coletivos foi protocolado em 5 de junho passado pela Aliança Nacional LGBTI+ em parceria com a Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas (Abrafh), Educafro e o Centro Santo Dias de Direitos Humanos.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.