Morre em São Paulo, aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento; Pelé, o “Rei do Futebol”, é eterno

 
Edson Arantes Nascimento, o Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, em São Paulo. O Rei do Futebol estava internado desde o dia 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória.

O diagnóstico de câncer foi feito em setembro de 2021. Em fevereiro deste ano, Pelé se internou para dar sequência ao tratamento quimioterápico.

Um boletim médico divulgado na tarde desta quinta-feira informou que a morte aconteceu às 15h27, “em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”.

“O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol”, completa o comunicado, assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista; Rene Gansl, oncologista; Alexandre Holthausen, cardiologista; e Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Superintendente Médico e Serviços Hospitalares.

Em outro boletim, divulgado no dia 22, os médicos destacara a progressão do câncer e afirmaram que o paciente necessitava de maiores cuidados referentes às disfunções renal e cardíaca.

O Rei do Futebol será velado, a princípio, durante um dia e meio, no gramado do estádio do Santos, a Vila Belmiro. A cerimônia será aberta ao público, mas o horário não foi divulgado. O enterro será no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos, em cerimônia reservada para amigos íntimos e familiares.

 
Família

Na quarta-feira (28), os dois filhos de Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto se juntaram à família e visitaram o avô no hospital. Eles disseram que essa aproximação era o que Sandra “mais sonhava”.

A imagem de Octávio e Gabriel foi postada pela tia Kely Nascimento no Instagram. Na foto, onde também aparece outra filha do atleta, Flávia Arantes, Kely escreveu sobre a importância de todos estarem juntos.

“Esses momentos são difíceis de explicar. Às vezes muita tristeza é desespero, outros momentos rimos e falamos de memórias divertidas. E o que mais aprendemos com tudo isso é que temos que buscar um ao outro, e segurar bem pertinho. Só assim que tudo vale a pena. Com todos juntos.”

Em 21 de dezembro, Kely informou por meio das redes sociais que o Natal da família seria celebrado ao lado do pai, no hospital. “Família do insta, o nosso Natal em casa foi suspenso. Nós decidimos com os médicos que, por várias razões, será melhor a gente ficar por aqui mesmo, com todo esse cuidado que esta nova família Einstein nos dá”, escreveu.

Luto oficial

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), decretou luto oficial de sete dias pela morte do “do Atleta do Século, que conduziu o Brasil à glória do futebol mundial”. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30).

“Pelé é o maior nome dos muitos atletas que conduziram o Brasil à glória do futebol mundial, o maior gênio do esporte, um embaixador global da nossa arte, talento e simpatia. Mineiro de nascimento, Pelé está eternamente ligado a São Paulo. Iniciou sua carreira pelo Bauru, onde se consagrou campeão infanto-juvenil, e depois conquistou todos os títulos estaduais, nacionais e mundiais pelo Santos, clube que o contratou como profissional, com apenas 15 anos”, afirmou o governador, em nota.

“Único jogador a conquistar três Copas do Mundo, foi premiado como Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. Em homenagem ao maior mito do futebol brasileiro, estou decretando luto oficial de sete dias. Meus sentimentos a familiares e amigos e ao Santos Futebol Clube, seu clube de paixão. A memória de Pelé seguirá nos acompanhando rumo aos novos títulos da Seleção Brasileira”, pontuou.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), decretou luto oficial de três dias. O anúncio sairá no Diário Oficial do município na edição de sexta-feira.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.