Em depoimento à PF, Bolsonaro abusa da hipocrisia e diz que postou vídeo golpista “sob efeito de remédio”

 
Nesta quarta-feira (26), em depoimento à Polícia Federal, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse que publicou “por engano” um vídeo com notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, pois estaria sob o efeito de medicamentos.

O depoimento, que durou cerca de duas horas, havia sido determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no âmbito das investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro e tendo por base uma postagem feita pelo ex-presidente em 10 de janeiro.

Na data, Bolsonaro compartilhou um vídeo com uma declaração de um procurador de Mato Grosso do Sul que sustenta teses infundadas sobre fraudes nas urnas eletrônicas, já desmentidas pelas autoridades. A postagem de Bolsonaro ocorreu apenas dois dias após a invasão das sedes dos três Poderes em Brasília e foi retirada do ar poucas horas depois.

Na avaliação de Moraes, o post poderia indicar uma ligação entre o ex-presidente e os atos golpistas por apoiadores de Bolsonaro insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais de outubro de 2022.

“Mensagem acidental”

Após o depoimento, o advogado de Bolsonaro, Paulo Cunha Bueno, disse a repórteres que a mensagem publicada por Bolsonaro foi acidental.

“Tanto a postagem foi acidental que ele [Bolsonaro] não fez nenhum comentário em cima deste post e o apagou logo na sequência. O [ex-] presidente quando saiu de férias tratou a eleição como página virada. Em momento algum você vai encontrar alguma declaração dele declinando que a eleição tenha sido fraudada”, disse o advogado.

O ex-chefe da Secom no governo Bolsonaro e atual assessor do ex-presidente Fabio Wajngarten, também presente no depoimento, confirmou que Bolsonaro alegou à PF que estava sobre o efeito de medicamentos e, por isto, fez a publicação sem querer. “Assim que alertado, apagou o vídeo”, acrescentou Wajngarten.

 
Sob efeito de morfina

De acordo com o portal de notícias G1, Bolsonaro teria dito à PF que queria salvar o vídeo para visualizá-lo mais tarde, mas acabou compartilhando o conteúdo de forma não intencional.

A defesa também alega que, no dia da postagem, Bolsonaro tinha acabado de receber alta hospitalar devido a uma obstrução intestinal e havia sido medicado com morfina.

Também segundo o G1, Wajngarten negou o envolvimento do vereador carioca Carlos Bolsonaro na postagem. Filho do ex-presidente, Carlos Bolsonaro costumava gerenciar as redes sociais do pai.

Neste mês, Bolsonaro já havia comparecido à Polícia Federal para prestar depoimento em outro caso. No dia 6 de abril, o ex-presidente foi ouvido no inquérito que apura se ele cometeu crime de peculato ao ficar com os itens de luxo que recebeu como presente da Arábia Saudita.

Desculpa absurda

No Brasil, infelizmente, as pessoas passaram a aceitar de forma passiva desculpas de criminosos que alegam uso de medicamentos ou declaração fora do contexto como justificativa para os ilícitos cometidos.

A declaração de Bolsonaro, de que estaria sob efeito de medicamentos quando postou nas redes sociais vídeo com informações falsas sobre as urnas eletrônicas, é não apenas mais um atentado contra a democracia e o Estado de Direito, mas uma afronta à mais rasa inteligência.

Durante quatro anos, com ênfase na reta final da disputa presidencial, Jair Bolsonaro ameaçou criminosamente a democracia, sem que tivesse alegado estar sob efeito de medicamentos. Além disso, causa preocupação a passividade com que parte da população aceita e endossa os arroubos autoritários do ex-presidente.

Bolsonaro foi o mentor intelectual dos atos terroristas de 8 de janeiro, que buscavam um golpe de Estado, mas agora se faz de vítima. Fosse o Brasil um país minimamente sério e com autoridades conscientes de seus respectivos papeis, Bolsonaro já estaria preso. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.