Lula erra ao dizer que todos os golpistas de 8 de janeiro serão presos; assunto cabe ao Judiciário

 
Dono de invejável habilidade política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem surpreendido quem acompanhou sua trajetória, desde a vida sindical até o Palácio do Planalto. Em seu terceiro mandato como presidente da República, que na opinião do UCHO.INFO deveria ser um mandato de redenção, Lula tem se deixado levar pelo revanchismo e por opiniões tóxicas de alguns setores da esquerda. Esse comportamento preocupa, principalmente se considerarmos que durante a campanha o petista prometeu pacificar o País.

Durante discurso no evento em comemoração do Dia do Trabalho, no Vale do Anhangabaú, na capital paulista, Lula, em dado momento, afirmou voltou a mencionar a fracassada tentativa de golpe, em 8 de janeiro, quando terroristas bolsonaristas invadiram as sedes dos três Poderes, deixando impressionante rastro de destruição.

“Quero terminar dizendo para vocês: todas as pessoas que tentaram dar golpe serão presas, esse país quer democracia de verdade, quer respeito. Por isso, companheiros e companheiras, queria estar vendo vocês, mas eu não posso. Companheiros da imprensa, obrigado pelo carinho, muito obrigado e um abraço, companheiros. E até a nossa vitória, se Deus quiser”, declarou.

 
Ao presidente Lula não cabe decidir quem será preso, assunto de competência do Judiciário, que no caso em questão tem agido com firmeza e celeridade. Dizer que os golpistas serão presos nada resolve. Além disso, eventuais condenações dependem da comprovação da do crime, como manda a legislação penal. É importante lembrar que independentemente do crime cometido, todo acusado tem direito à ampla defesa, ao devido processo legal e ao contraditório

Não se trata de minimizar a tentativa de golpe, mas cobrar que ações penais não ultrapassem os limites da lei, pois do contrário o criminoso se transforma em vítima do Estado, como aconteceu em muitas investigações. As operações Satiagraha, Castelo de Areia e Lava-Jato não deixam dúvidas a respeito do tema.

Experiente e com dois mandatos presidenciais no currículo, Lula deveria não apenas defender a independência dos Poderes constituídos, mas colocar em prática o próprio discurso. O Judiciário tem mostrado competência ao tratar da tentativa de golpe.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.