Um dos pioneiros da bossa nova e ícone da MPB, João Donato morre aos 88 anos, no Rio de Janeiro

 
Pianista, arranjador e compositor, João Donato morreu aos 88 anos às 3h20 da madrugada desta segunda-feira, 17, no Rio de Janeiro. Com quadro de pneumonia, o músico estava internado na Casa de Saúde São José, no Humaitá, e foi intubado no dia 6 de julho.

O velório será realizado no Theatro Municipal do Rio, e a cremação será no Memorial do Carmo. Os horários ainda não foram divulgados.

“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”, diz texto no perfil do músico no Instagram.

Por causa de problemas de saúde, Donato cancelou, há aproximadamente um mês, participação em show em Los Angeles, no Estados Unidos, ao lado da cantora e compositora Joyce Moreno.

 
Um dos principais nomes da bossa nova, Donato foi parceiro de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, entre outros grandes nomes da música popular brasileira. Em mais de 70 anos, ampliou as fronteiras da MPB, mesclada com jazz, samba e outros ritmos latinos e caribenhos.

João Donato de Oliveira Neto nasceu na cidade de Rio branco, no Acre, em 17 de agosto de 1934. A primeira gravação ocorreu em 1949, aos 15 anos, tocando acordeon no disco de estreia do grande flautista Altamiro Carrilho.

Ele ganhou prêmios como o Grammy Latino em 2010, por melhor álbum de jazz latino, com “Sambolero”; o Prêmio Shell de Música em 2000, pelo conjunto da obra; e o prêmio Tim, em 2004, com o disco “Emílio Santiago encontra João Donato”.

 

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.