Tony Bennett, um dos maiores nomes da música romântica de todos os tempos, morre aos 96 anos

 
Estrela da música romântica norte-americana, que transitou com maestria entre o jazz e o pop, o cantor Tony Bennett morreu aos 96 anos. A informação foi confirmada por sua representante, Sylvia Weiner, nesta sexta-feira (21). O cantor completaria 97 anos no dia 3 de agosto.

Nas redes sociais, a assessoria de Bennertt postou a seguinte mensagem: “Tony nos deixou hoje, mas outro dia ele ainda estava cantando em seu piano e sua última música foi “Because of you”, seu primeiro hit. Tony, por causa de você nós teremos suas músicas em nossos corações pra sempre.”

Conhecido por tradicionais canções da música romântica, como “I Left My Heart In San Francisco”, Bennett ganhou admiradores que vão de Frank Sinatra a Lady Gaga. Ele lançou mais de 70 álbuns e ganhou mais de 19 prêmios Grammy.

Sylvia Weiner não especificou a causa da morte, no entanto, ele foi diagnosticado com Alzheimer em 2016. Sua última aparição em uma apresentação ao vivo foi em agosto de 2021, ao lado de Lady Gaga, no Radio City Music Hall, em Nova York, no show “One Last Time”.

Tony Bennett começou a carreira no início da década de 1950 e mostrou o talento com a voz forte e cheia de personalidade. Crooner à moda antiga, ele cantou faixas como “Because of You”, “Rags to Riches” e “The Good Life”. Com “Because of You”, Tony ficou por 10 semanas no topo da lista de singles da Billboard.

 
Entre seus últimos trabalhos estão duetos com nomes clássicos e contemporâneos da música. Em março de 2011, Bennett gravou com Amy Winehouse o single “Body and soul” nos estúdios Abbey Road, em Londres. A parceria entrou no disco “Duets 2”. Ele foi o último artista a trabalhar com Amy antes da sua morte prematura aos 27 anos.

Com esse disco de parcerias, Bennett ocupou pela primeira vez na carreira o topo da lista dos mais vendidos da “Billboard”. O álbum teve 179 mil cópias vendidas na primeira semana, segundo a publicação.

O cantor também gravou dois discos com Lady Gaga, “Cheek to Cheek”, de 2014, e “Love for Sale”, em 2021. Com o primeiro, Bennett superou o próprio recorde ao se tornar o artista mais velho a emplacar um disco no topo da Billboard 200.

O álbum apresenta Bennett e Gaga cantando clássicos como “Anything goes” e “Let’s face the music and dance”, e chegou a vender 131 mil cópias na primeira semana de lançamento. Os dois se apresentaram juntos na cerimônia do Grammy em 2015. Na premiação, eles ainda venceram a categoria de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional.

Em 2021, Lady Gaga falou sobre a parceria com Bennett e o segundo convite que recebeu do cantor: “Sempre fico honrada em cantar com meu amigo Tony, então é claro que aceitei o convite”.

Bennett também trabalhou em colaboração com Diana Krall, Michael Bublé, Carrie Underwood, Beyoncé, entre outros artistas. Em 2012, ele lançou “Viva duets”, álbum bilíngue com artistas latino-americanos como Gloria Estefan, Thalía e as brasileiras Maria Gadú (Blue Velvet) e Ana Carolina (The Very Thought Of You).

 

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.