Incêndios forçam retirada de milhares de turistas de ilhas da Grécia

 
As férias de verão europeu para milhares de turistas que decidiram apreciar a beleza das ilhas gregas vêm terminando antes da hora neste ano, com evacuações repentinas e forçadas para escapar de incêndios florestais fora de controle em meio a uma intensa onda de calor.

Nesta segunda-feira (24), cerca de 2.500 pessoas foram retiradas da Ilha de Corfu; no final de semana cerca de 20 mil pessoas já haviam deixado a ilha de Rodes, um dos principais destinos turísticos da Grécia. Trata-se da maior evacuação por incêndio já registrada no país, segundo a polícia local.

O Ministério das Relações Exteriores grego criou uma força-tarefa no aeroporto de Rodes, com embaixadas e diplomatas de outros países, para ajudar turistas que haviam perdido seus documentos durante a fuga.

Equipes vêm tentando controlar as chamas na ilha de Rodes há cerca de uma semana, inclusive com o uso de oito aviões e dez helicópteros equipados para despejar água sobre as labaredas, e com o apoio da União Europeia e de outros países.

Fuga em condições precárias

Imagens da televisão grega mostraram longas filas de pessoas, algumas em trajes de banho, pelas ruas da ilha de Rodes no sábado, quando chegou a ordem de evacuação.

A britânica Kelly Squirrel relatou à agência de notícias AFP que todas as pessoas de seu hotel receberam uma ordem da polícia para deixar o local. “Tínhamos que continuar andando. Então andamos por cerca de seis horas no calor”, afirmou.

Muitos turistas e alguns moradores locais passaram a noite em academias, escolas e centros de conferência. “Tivemos que emprestar para uma mulher peças de roupa da minha esposa, porque ela não tinha nada para vestir”, disse Kevin Sales, também do Reino Unido.

 
O britânico Kevin Evans relatou à agência de notícias britânica PA que foi afetado por duas evacuações no sábado, com sua esposa e três crianças pequenas – primeiro da vila de Kiotari para Gennadi, e em seguida para a principal cidade da ilha, também chamada Rodes.

“Havia muitas pessoas em Gennadi que tiveram que deixar seus hotéis, muitas em trajes de banho. Quando a noite chegou, podíamos ver as chamas no topo das colinas de Kiotari. Eles disseram que todos os hotéis estavam em chamas”, disse Evans.

Risco extremo de novos incêndios

Nesta segunda-feira, diversas regiões da Grécia seguiam sob risco extremo de ocorrência de novos incêndios florestais.

O país costuma registrar no verão incêndios florestais, muitas vezes com vítimas fatais, mas neste ano a Grécia enfrenta uma de suas ondas de calor mais quentes dos últimos anos, com temperaturas que chegaram a 45 graus Celsius no final de semana.

Cientistas afirmam que o aquecimento global contribui para ondas de calor e secas mais intensas nos países do sul da Europa, criando condições favoráveis para os incêndios florestais.

As temperaturas devem cair um pouco nesta segunda-feira, com máxima estimada em 37 graus Celsius em Atenas, mas o calor deve voltar a aumentar na terça-feira. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.