Xi Jinping demite ministro do Exterior chinês desaparecido há um mês

 
O ministro do Exterior da China, Qin Gang, foi removido do cargo nesta terça-feira (25) e substituído por seu antecessor, Wang Yi. O presidente Xi Jinping assinou a ordem de remoção, a partir de decisão da “alta legislatura”, noticiou a agência de notícias estatal Xinhua, sem citar o motivo da demissão.

Nomeado em dezembro de 2022, Qin não era visto em público desde 25 de junho, quando encontrou-se em Pequim com o vice-ministro do Exterior russo, Andrey Rudenko. Sua pasta justificou com “razões de saúde” não especificadas a ausência na cúpula diplomática Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Indonésia.

Contudo, a falta de detalhes sobre o paradeiro do diplomata de 57 anos suscitou especulações de que ele pudesse ter caído em desgraça com a liderança chinesa ou fosse alvo de um inquérito oficial.

O Ministério do Exterior seque afirmando não ter “nenhuma informação” sobre Qin. O Partido Comunista da China (PCC) é notoriamente opaco em questões internas de pessoal, e a liberdade da mídia e de expressão são severamente restritas no país.

 
Lacuna nas relações diplomáticas chinesas

Wang Yi chefiou a diplomacia chinesa de 2018 a 2022. Enquanto presidente da comissão de assuntos estrangeiros do PCC, ele está acima do ministro na hierarquia, e vinha assumindo as funções de Qin nas últimas quatro semanas.

A turbulência diplomática ocorre num momento em que Pequim e Washington se empenham para remediar suas relações tensas, marcadas por discrepâncias nos campos do comércio, direitos humanos e tecnologia, assim como sobre Taiwan e as pretensões territoriais chinesas.

Altos funcionários diplomáticos da China têm também visitado países europeus na tentativa de reatar laços. No entanto a ausência de Qin vinha deixando uma lacuna no Ministério do Exterior.

Em julho foi cancelada a visita a Pequim do chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell. Na sexta-feira, a agência de notícias Bloomberg informou que o ministro do Exterior britânico, James Cleverly, adiara uma visita à sede do governo chinês devido à ausência de Qin.

Qin fala inglês fluentemente e foi embaixador chinês nos Estados Unidos de julho de 2021 a janeiro de 2023. Analistas também o classificavam como um dos assessores em assuntos externos em que Xi mais confiava – avaliação confirmada por sua rápida ascensão à frente do Ministério do Exterior. Qin Gang é conhecido por seu apoio ao estilo agressivo da diplomacia chinesa e sua defesa declarada de uma política externa firme. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.