Lula diz que polícia não pode confundir pessoas pobres com bandidos

 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira (10) a morte de inocentes por policiais. Em cerimônia no Rio de Janeiro, ele afirmou que os pobres não podem ser confundidos com criminosos, algo que vem ocorrendo com frequência não apenas no Rio de Janeiro, mas na maioria das grandes cidades brasileiras.

“O povo da periferia precisa ser tratado com respeito para que nunca aconteça o que aconteceu com um menino que foi assassinado por um policial despreparado”, disse Lula.

“A gente não pode culpar a polícia, mas a gente tem que dizer que um cidadão que atira num menino que já estava caído é irresponsável e não estava preparado do ponto de vista psicológico para ser policial.”

De acordo com o petista, o governador e o presidente precisam trabalhar em conjunto para garantir à polícia condições eficazes no combate ao crime. “Mas, ao mesmo tempo, essa polícia tem que saber diferenciar o que é um bandido do que é um pobre que anda na rua”, disse o presidente, que estava no mesmo palco do governador fluminense Cláudio Castro, durante evento na Zona Oeste da capital fluminense.

Lula destacou que a polícia “tem que estar bem formada”, ao mesmo tempo em que ressaltou não estar “jogando a culpa em nenhum governador”.

“O governo federal tem que assumir a responsabilidade de ajudar os governadores no combate à violência. Porque o crime organizado está tomando conta do país”, emendou.

O presidente fez o mesmo comentário em sua conta no X, antigo Twitter, citando a morte do menino Thiago Menezes, de 13 anos. O adolescente morreu durante operação policial na última segunda-feira (7), na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio.

 
O caso

O jovem Thiago Menezes Flausino, 13 anos, foi baleado por volta da 0h40 de segunda-feira (7), na Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes, a principal via da comunidade.

As versões da família e da Polícia Militar sobre o fato são diferentes: enquanto os parentes dizem que o adolescente foi executado e que a cena do crime foi forjada, a PM chegou a dizer que ele atirou em agentes.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). O Ministério Público do Rio de Janeiro também abriu uma investigação sobre a morte de Thiago.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.