Estados Unidos decidem fornecer à Ucrânia mísseis de longo alcance

 
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que Washington fornecerá a Kiev mísseis de longo alcance do tipo ATACMS.

A informação foi relatada pela emissora NBC News, citando três autoridades americanas e um funcionário do Congresso, e pelo jornal britânico Financial Times.

Kiev vinha há meses pedindo ao governo Biden que fornecesse os mísseis ATACMS para atacar e interromper linhas de suprimentos, bases aéreas e redes ferroviárias no território ucraniano ocupado pela Rússia.

A Ucrânia queria centenas de ATACMS, inclusive os dotados de uma única ogiva explosiva, mas a Casa Branca vinha resistindo – em parte por receio de que fornecer tal arma poderia escalar o conflito, mas também por preocupações do Pentágono de que elas fariam falta para as necessidades de defesa dos Estados Unidos.

Mísseis ATACMS

Esse míssil pode atingir alvos a até 300 quilômetros de distância, e são projetados para “ataques profundos às forças inimigas”, segundo o Exército dos EUA. Eles podem ser usados para atacar centros de comando e controle, defesas aéreas e locais de logística bem além da linha de frente.

De acordo com o jornal “Financial Times”, inicialmente serão enviados a Kiev poucos ATACMS, e equipados com bombas de fragmentação, e não com uma única ogiva explosiva.

A decisão pelo uso das bombas de fragmentação, um armamento controverso e banido por 111 países, teria tido mais apoio no Pentágono pois não reduziria os estoques americanos de mísseis do tipo com ogivas unitárias.

 
Até agora, a Ucrânia vem usando mísseis de curto alcance dos EUA, os Himars, e mísseis de longo alcance produzidos pelo Reino Unido e pela França, o Storm Shadow – que foi usado na última sexta-feira (22) para atacar o edifício-sede da frota marítima russa do Mar Negro, na Crimeia.

Os ATACMS podem ser disparados da terra, a partir dos mesmos lançadores Himars já usados pela Ucrânia, enquanto o Storm Shadow precisa ser disparado do ar, a partir de caças ucranianos.

Casa Branca não comenta

A Casa Branca não divulgou nenhuma decisão sobre o ATACMS quando Zelenski visitou Washington na quinta-feira para conversar com Biden, e isso também não constava do anúncio do novo pacote de ajuda militar de 325 milhões de dólares para Kiev.

A Casa Branca e o Pentágono não quiseram comentar a reportagem da NBC. O Pentágono também se recusou a dizer se alguma promessa sobre o Atacms foi feita a Zelensky durante suas reuniões na quinta-feira no Pentágono.

Em Ottawa, Zelensky não respondeu diretamente quando perguntado sobre a reportagem da NBC, mas observou que os Estados Unidos eram o maior fornecedor individual de armamentos para a Ucrânia.

“Estamos discutindo todos os diferentes tipos de armas – armas de longo alcance e artilharia, projéteis de artilharia com calibre de 155 mm e sistemas de defesa aérea”, disse em uma coletiva de imprensa durante uma visita oficial ao Canadá.

Biden garantiu publicamente a Zelensky na quinta-feira que o forte apoio dos EUA à sua guerra para repelir os invasores russos será mantido, apesar da oposição de alguns legisladores republicanos ao envio de mais ajuda. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.